Saiba como combater o pulgão com um extrato natural de alho e cebola

2015-04-10_190211

O pulgão aflige grande parte do cultivo brasileiro, na agricultura orgânica os resultados não são diferentes. O uso de defensivos naturais é imprescindível na plantação orgânica, pois não requer altos investimentos nem se utiliza de substâncias químicas para ser produzido.
O extrato de alho e cebola é um inseticida natural indicado para o combate dos pulgões em plantações de beterraba, alho e cebola. Nas plantações de tomate, o mesmo extrato é um excelente fungicida natural.
O extrato de alho e cebola pode ser feito em qualquer local e seus ingredientes são de fácil acesso.O alho (Allium sativum) e a cebola (Allium cepa) apresentam em sua composição substâncias, como o enxofre, que podem ser utilizadas no manejo de pragas e de doenças foliares. Essas substâncias podem ser extraídas em extratos facilmente preparados na propriedade rural.

Modo de Fazer
É importante salientar que o processo de produção do inseticida natural feito com alho e cebola pode ser feito em qualquer local, contudo, deve-se utilizar luvas e demais equipamentos de proteção, principalmente quando em contato direto com o extrato.
Adicione 5L de água em um balde; Acrescente a cebola e o alho já picados;
Utilize as mãos para espremer os ingredientes dentro d’água para que as substâncias sejam liberadas, criando assim uma solução mais nutritiva.
Com a ajuda de um pano ou uma peneira, coe a solução de alho e cebola e coloque a água em um segundo recipiente; Dilua essa solução nos 5L restantes de água; Mexa bem e coloque no pulverizador.

Como aplicar o remédio para pulgão
Para pulverizar a plantação, utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para sua segurança. Utilize a peneira fina no orifício de carga do pulverizador para não entupir.
Realize a pulverização das plantas em períodos com baixa incidência do sol, como por exemplo no início da manhã ou ao final da tarde, assim o extrato poderá ser absorvido lentamente pelas plantas antes de evaporar. Por se tratar de uma solução orgânica e natural, deve-se aplicar o extrato natural de alho e cebola no mesmo dia em que o mesmo for produzido, para que a solução não perca os nutrientes essenciais ali presentes.
É fundamental fazer um processo de prevenção de pragas na produção orgânico, porém é natural que mesmo com o processo de prevenção ocorra o ataque de alguma praga na produção, por isso, além de utilizar as técnicas limpas de produção para evitar as pragas e doenças, o produtor urbano e rural deve saber como combatê-las, neste caso como combater o pulgão, ou pulgão branco.