Rugby gaúcho trabalha para aumentar a base em 2018

2015-04-10_190211
2015.09.12 - Porto Alegre/RS/Brasil - San Diego Rugby Club recebe o Charrua Rugby Clube em partida pela Taça Tupi 2015 na inauguração do novo gramado do campo do Parque Marinha do Brasil. Foto: Ramiro Furquim/outroangulo

2018 promete ser um ano especial para o rugby gaúcho. Pela primeira vez na história, o Rio Grande do Sul terá três times na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Farrapos, vice-campeão do Super 8, San Diego e Charrua, que garantiram a ascensão da segunda divisão.
O calendário de competições no RS já está definido – tanto as disputas no masculino adulto, no juvenil e no feminino.
Mais do que gerenciar as competições, no entanto, o objetivo da Federação Gaúcha de Rugby (FGR) – entidade que administra a modalidade no estado – é tornar as atividades “mais leves” para os clubes. Além disso, o trabalho da FGR visa a fortalecer as categorias de base e a atividade escolar. Isso sem contar na busca pelo crescimento do rugby feminino.

Campeonato Gaúcho
Uma das competições mais aguardadas do Rugby começa no dia 17 de março. É o Gauchão, que conta com as principais equipes do Estado. Farrapos, Charrua, San Diego, SC Rugby, Brummers, o novato Planalto de Passo Fundo e o Universitário de Santa Maria disputam o campeonato.
Todos os times da primeira divisão adulta estarão também representados no Gaúcho M 19, que acontecerá em paralelo à elite, assim como o Intermédia adulto, para times B.
Já a segunda divisão do Estado irá de 18 de março a 18 de junho e conatará com seis clubes: Centauro, Guasca, Guaíba, Antiqua, Pampas e com o novato Tauras, de Marau.
A largada do Gaúcho Feminino está programada para o dia 23 de junho, com um circuito M 18 sendo esperado junto do adulto.