RS tem maior índice de acesso ao Google For Education

2015-04-10_190211

No país, o Estado foi o único a utilizar exclusivamente a plataforma

O Google for Education apresentou um balanço do uso da plataforma pelo Rio Grande do Sul, em 2020. De acordo com os dados da plataforma, o RS conseguiu que 82,86% dos alunos da rede pública tivessem acesso ao programa de educação virtual. É o maior índice entre os 26 Estados e o Distrito Federal.

O diretor para América Latina do Google for Education, Daniel Cleffi, o diretor do Google for Education Brasil, Alexandre Campos Silva, o diretor de relações governamentais do Google Brasil, Marcelo Lacerda, e a líder do setor público e programas do Google for Education Brasil, Marici Marchini, lembraram que o RS foi o único Estado que optou por utilizar exclusivamente a plataforma. Os demais Estados optaram por sistemas híbridos, que envolviam, além da plataforma, programas de televisão, entre outros.

O governador, Eduardo Leite, determinou que as equipes das secretarias da Educação e do Planejamento, Governança e Gestão sigam em contato com a equipe do Google For Education para alinhamento de novas políticas educacionais.

Aulas remotas
Para 2021, o governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, dará continuidade às aulas remotas pela plataforma Google Sala de Aula. Até o momento, dos 790 mil estudantes matriculados, cerca de 660 mil já ativaram as contas educacionais.

A iniciativa também prevê a distribuição de 50 mil chromebooks para os docentes regentes de classe e coordenadores pedagógicos das 2,4 mil escolas da Rede Estadual de Ensino.
Para ampliar o processo de capacitação dos professores, iniciado em 2020, será realizada nova edição do Letramento Digital. A formação tem o intuito de instrumentalizar os docentes para o uso das plataformas Google e outras ferramentas virtuais.