RS fica tomado por fumaça e céu fica alaranjado nesta manhã

2015-04-10_190211

 

Esta sexta-feira amanheceu  com

Esta sexta-feira amanheceu  com cenário de filme apocalíptico em algumas regiões do estado. Nuvens que trazem trovoadas e chuvas podem trazer escuridão pelas manhãs, mas hoje  fugiu do padrão.

Porto Alegre escureceu por volta das 7h30m desta manhã com  nebulosidade com grande quantidade de fumaça de queimadas na Metade Norte do Rio Grande do Sul potencializou e aumentou a redução de luminosidade que normalmente já ocorreria, dando ao céu de Porto Alegre um aspecto alaranjado e marrom como visto no último mês de setembro na região de San Francisco, na Califórnia.

Segundo o site metsul , o satélite GOES-16, no seu canal infravermelho, registrava a presença de nuvens com maior desenvolvimento associadas ao avanço de uma frente fria sobre a área de Porto Alegre no começo da manhã e que foram responsáveis por provocar chuva com raios e trovoadas.

A imagem de satélite das oito da manhã de hoje do GOES-16 mostrava ainda um denso corredor de fumaça avançando da região da Amazônia até o Sul do Brasil e que no caminho era reforçado por muita fumaça do enorme número de queimadas que está se registrando no Centro-Oeste, na Bolívia, no Norte da Argentina e no Paraguai. Devido à onda de calor muito intensa com temperatura sem precedentes em muitas áreas do Paraguai, do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, o número de queimadas explodiu nesta semana nestas regiões e a emissão de fumaça aumentou muito.