Roteiro Caminhos de Pedra apresenta o evento “Caminhos do Talian” em formato virtual

2015-04-10_190211

O evento busca resgatar a história da língua vêneto-brasileira.

Desde 2016, o Roteiro Caminhos de Pedra apresenta o “Caminhos do Talian”, um conjunto de apresentações culturais e artísticas, oficinas, exposições e palestras sobre a história da colonização italiana e a busca pela preservação do talian, dialeto vêneto-brasileiro. Em 2020, o evento teve de se reinventar e, do dia 17 até 30 de agosto será realizado no formato virtual, por meio das redes sociais do grupo, em função da pandemia de coronavírus.
Os seguidores das plataformas digitais poderão acompanhar o resgate histórico, lendo um pouco mais sobre a história dos colonos italianos em sua chegada à região de São Pedro, até fixarem suas raízes e desenvolverem a comunidade. A língua segue lado a lado nessa trajetória, pois é um fator cultural fundamental para entendermos o progresso deste povo.
As apresentações culturais, como a do Coro Caminhos de Pedra, com suas típicas músicas em talian e italiano, foram gravadas anteriormente.
A proposta foi desenvolvida com apoio de Mirna Madalosso, professora de talian e desenvolvedora de um projeto para resgate da cultura italiana em São Pedro, Jussara Schwarz Rasador, professora de dança infantil, e de Maristela Lerin, presidente da associação Caminhos de Pedra.