Rotary participa de Campanha de Doação de Órteses e Próteses

2015-04-10_190211

Em parceria com SEDES, objetivo é arrecadar materiais essenciais para pessoas com comorbidade

Os Clubes rotarianos de Bento Gonçalves, juntamente à Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), estão realizando a Campanha de Doação de Órteses e Próteses. O objetivo é arrecadar cadeiras de rodas e de banho, muletas, andadores, bengalas, camas hospitalares, tipoias, próteses, entre outros. Os materiais ortopédicos, usados ou novos, irão auxiliar no tratamento ou na mobilidade de pessoas com comorbidades.

O Banco Ortopédico do município auxilia pessoas que sofrem de alguma enfermidade ou patologia por tempo determinado ou não. Os materiais são destinados exclusivamente ao atendimento dos casos encaminhados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Funcionamento
Segundo o secretário, Eduardo Virissimo, as pessoas mais necessitadas já estão cadastradas no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). “Aquelas que não estão cadastradas podem nos procurar que orientamos os processos. A secretaria faz avaliação do que a pessoa precisa e encaminha”, explica.

Após o final do tratamento, a pessoa que fez uso do material deve devolvê-lo nas condições em que o recebeu, para que seja emprestado a novos pacientes. “Ela assina um termo de compromisso com o poder público e nos cedemos o material por tempo indeterminado”, salienta o secretário.

Os quatro Rotary Club da cidade – Bento Gonçalves, Planalto, São Francisco e Mulher – atuam em conjunto nessa campanha. Segundo a presidente do Rotary Club Bento Gonçalves, Raquel de Paula Vieira, o Banco Ortopédico do clube foi ativado para ajudar na causa. “O Rotary abraçou essa causa, ajudamos na divulgação e as reservas financeiras também serão usadas para compra e doação desse tipo de material”, aponta.

Ações Rotary
Sobre as ações do Rotary, neste momento de pandemia, a presidente lembra das diversas ações que estão sendo realizadas pela entidade. “Nós estamos colaborando no recolhimento de alimentos nos pontos de vacinação contra o coronavírus. Realizamos blitzes educativas para conscientização da população dos protocolos sanitários, além da doação de kits com máscara e álcool em gel e desde o mês passado iniciamos um trabalho, junto ao Hospital Tacchini, para o Banco de Aleitamento Materno”, cita Raquel.

Como doar
Quem tiver material para doar na Campanha de Doação de Órteses e Próteses, pode entrar em contato com a SEDES pelo telefone 3055-7337, para agendamento do recolhimento. O projeto conta, além da parceria do Rotary Club com a Sedes, participam do Lions Club, o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudef), e da Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF).