Retirado limite de ocupação para aulas presenciais

2015-04-10_190211

Decreto do estado mantém distanciamento mínimo entre estudantes

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou, na segunda-feira (15), um novo decreto que retira o limite de 50% de ocupação nas salas de aula para a realização de atividades presenciais em creches, escolas e universidades do Estado. Agora, as instituições podem funcionar sem restrição quanto ao número de ocupantes.

A decisão vale para todas as regiões, independente da classificação no mapa de Distanciamento Controlado. A única mudança que seguirá sendo aplicada é a do distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as cadeiras dentro das salas.

Nas escolas da Rede Municipal, o Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-Escola) irá analisar caso a caso antes de liberar a capacidade máxima de operação. “Pedimos a tranquilidade dos pais, pois antes de realizar a liberação total, o Coe-E vai analisar essa primeira semana de retorno, as condições de 1,5m de distanciamento em cada sala. Seguiremos com os protocolos já estabelecidos, para depois com segurança poder realizar a liberação de acordo com o decreto”, destaca secretária de educação, Adriane Zorzi.

Na rede estadual, o retorno para as aulas está previsto para iniciar a partir de 8 de março, em modelo híbrido com atividades presenciais e remota.
Os regramentos do distanciamento controlado observam o transporte escolar, refeitórios e salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de ocupação em sala de aula, sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em caso de positivado.

O uso de máscara não é obrigatório para crianças até 06 anos, com higienização adequada dos espaços e todos os alunos terão a temperatura aferida antes de ingressar na instituição – no caso de temperatura igual ou superior a 37,8 graus, o estudante não poderá entrar na escola e será orientado sobre o acompanhamento dos sintomas.