Resultado do P-Fies é divulgado pelo MEC

2015-04-10_190211

O resultado do P-Fies, modalidade do Programa de Financiamento Estudantil, foi divulgado na última segunda-feira, dia 6, pelo Ministério da Educação e está disponível na página do programa. O P-Fies atende estudantes com renda familiar entre três e cinco salários mínimos e tem o financiamento feito por bancos privados ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.
O candidato pré-selecionado no P-Fies deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para validar suas informações em até cinco dias, contados a partir do dia imediatamente subsequente ao da sua pré-seleção na modalidade do P-Fies.
Deverá então comparecer a um agente financeiro em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.
O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva pelo Ministério da Educação. Nesta edição do programa são ofertadas pelo menos 155 mil vagas, das quais 50 mil com juro zero.

O que é o P-Fies? É diferente do Fies?
São modalidades diferentes do programa de financiamento estudantil oferecido pelo Ministério da Educação para possibilitar que estudantes cursem o ensino superior em instituições privadas.
A modalidades Fies (ou modalidade I) é um financiamento estudantil ofertado diretamente pelo governo para o estudante, tendo, por isso, um baixo custo. É destinada a candidatos com renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos (o salário mínimo atual é de R$ 954,00) e tem juros zero. Durante o curso, o estudante deve pagar mensalmente o valor da coparticipação (a parcela dos encargos educacionais não financiada) diretamente ao agente financeiro.
Quando se formar, deverá pagar o restante de acordo com a sua realidade financeira. Isso significa que a parcela a ser paga será variável de acordo com a renda do formado e será descontada diretamente da fonte (ou seja, da folha salarial). Caso o estudante não tenha renda, deverá pagar um valor mínimo.
Já a modalidade P-Fies é um financiamento ofertado pelas instituições financeiras, mas que contam com recursos públicos e, por essa razão, são capazes de ofertar um financiamento mais barato que o mercado, porém mais caro que o da primeira modalidade.
Esse financiamento é destinado a candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Os juros e condições de financiamento serão definidos entre o agente financeiro operador do crédito (banco), a instituição de ensino superior e o estudante.