Responsório de Santo Antônio

2015-04-10_190211

Santo Antônio, o santo de Pádua e Lisboa, além de casamenteiro é um grande “achador” de coisas perdidas. Aliás, na função de casamenteiro, é ele quem encontra o marido para a mulher que queira casar-se.

Se milagres desejais Contra os males e o demônio Recorrei a Santo Antônio E não falhareis jamais. Pela sua intercessão Foge a peste, o erro e a morte Quem é fraco fica forte Mesmo o enfermo fica são. Rompem-se as mais vis prisões Recupera-se o perdido, Cede o maior dos furacões. Penas mil e humanos ais Se moderam, se retiram: Isto diga os que viram, Os paduanos e outros mais. (Gloria ao Pai) V. Rogai por nós Santo Antônio R. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo Oremos Ó Deus, ós vos suplicamos que alegreis os vossos fiéis com os milagres de Santo Antônio, vosso confessor e doutor, para que, fortalecidos na terra com os auxílios do grande Santo, consigam alcaçar as alegrias eternas junto a vós. Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espirito Santo. Amém.

Origem da palavra responsório

A palavra “responso” vem do latim e significa “resposta” ou “procura de respostas”. O responso é, pois, uma forma de oração popular muito antiga, em que as pessoas, em momentos de desespero, rezam para obter uma resposta do Céu que as ajude a resolver o que tanto as preocupa Além do resposório existe outra oração que as pssoas fazem especificamente para objetos perdidos.

Oração de Santo Antônio

Eu vos saúdo, glorioso Santo Antônio, fiel protetor dos que em vós esperam. Já que recebestes de Deus o poder especial de fazer achar os objetos perdidos, socorrei-me neste momento, a fim de que, mediante vosso auxílio, eu encontre o objeto que procuro (Dizer o nome do objeto).