Resiliência: a arte de se reerguer

2015-04-10_190211
Thuany Thomé Coaching para Mulheres de Negócios www.thuanythome.com

A capacidade de se reerguer nas dificuldades ou “resiliência”, como chamam os especialistas, foi o que salvou o explorador inglês Ernest Schackleton e sua tripulação da morte no início do século passado.
Disposto a atravessar a Antártida em trenós puxados por cães, Schackleton partira com 27 homens a bordo de um navio conhecido como Endurance. A embarcação foi prensada por um imenso bloco de gelo e, dias depois, rachou ao meio.
Sem conseguir pedir ajuda, a expedição permaneceu sobre o gelo, durante dois anos, alimentando-se de focas e pinguins. Dificilmente, o grupo conseguiria escapar com vida. Mesmo assim, Schackleton o líder da tripulação, tratava de manter a cabeça erguida.
Nos momentos de descanso, ele estimulava os companheiros a pensar no que fariam quando voltassem para casa e promovia partidas de futebol sobre o gelo. Essa maneira peculiar de Schackleton resistir às dificuldades é lembrada até hoje como a “força milagrosa” que preservou a vida de seus homens até o dia em que, finalmente, eles foram resgatados.
A resiliência é quando um ser vivo resiste à pressões muito fortes e se recupera rapidamente, é a capacidade de não se derrotar com o que se possa passar na vida. E mesmo que se caia, o importante é se reerguer e lutar para tirar da situação um aprendizado.
Se pegarmos uma esponja e colocar ela na água, ou amassar, ela pode ser comparada com a resiliência, pois mesmo esmagada ou inundada, ela é capaz de aguentar sérios problemas e ainda assim volta no seu estado natural rapidamente. Isso é ter resiliência, devemos absorver o bom de cada coisa e espremer as emoções negativas para poder crescer.
Um traço comum das pessoas com essas características é a tolerância a mudanças. Elas entendem que os imprevistos fazem parte da rotina e por isso, não perdem o controle diante das dificuldades, tendo capacidade de assimilar as situações com os pés no chão.
Para enfrentar melhor as situações difíceis devemos encontrar sentido em algo como um amor ou um projeto, assim como no filme O Pianista. A produção narra a história verídica de um polonês que, motivado pelo desejo de voltar a tocar piano, encontrou forças para sobreviver aos horrores da ocupação alemã durante a II Guerra Mundial.
Assim como a esponja, o pianista e o explorador Schackleton, devemos nos reerguer nas dificuldades e fazer as pazes com a vida, para assim, ter a capacidade de resiliência. Aceite que as mudanças e as dificuldades fazem parte da vida e que entender que algumas circunstâncias simplesmente não mudam pode ajudá-lo a focar naquilo que pode ser modificado.
Independente do caminho escolhido ou das dificuldades enfrentadas, o importante é levantar a cabeça e seguir em frente!