Renovando o chão da casa sem precisar remover nada

2015-04-10_190211
O piso vinílico clicado é o mais comum e mais fácil de instalar, já que dispensa o uso de cola, tem um encaixe perfeito entre as peças

Piso novo, muitas vezes é o que uma casa precisa para ficar com um ar completamente renovado. Mas ao pensar na quebradeira, bagunça e sujeira que uma troca de pisos causa, a maioria das pessoas desiste da troca e acaba se conformando com o piso que já possui.
A boa notícia para as pessoas que estão entre a vontade de renovar e a preguiça causada pela potencial bagunça é que é possível sim instalar um piso novinho sem precisar tirar o já existente. É importante prestar atenção que não são todos os tipos de piso que suportam a técnica, seja por baixo ou por cima.

Tipo de piso que aceitam um novo piso sobre eles
Os cerâmicos são os que melhor aceitam ser escondidos por um piso novo. Além deles, as pedras naturais polidas (Goiás, Itacolomy, Mineira, Quartzito e São Tomé, entre outras) e também o cimento queimado permitem a instalação de novos pisos sobre eles.
Os populares pisos vinílicos também aceitam, mas com um porém: o novo piso não pode requerer colas ou argamassas para a sua fixação.
Madeira e laminados não aceitam serem escondidos, e precisam ser completamente retirados antes da colocação de um piso novo.

Tipos de pisos que podem ser colocados sobre um piso que já existe
O piso vinílico clicado é o mais comum e mais fácil de instalar, já que dispensa o uso de cola, tem um encaixe perfeito entre as peças (elas realmente fazem click quando são encaixadas umas nas outras) e está disponível em diversas cores e texturas.
Laminados, madeira natural, porcelanato líquido e o cimento queimado são outros pisos que se dão bem com a técnica.
Cerâmicas e porcelanatos em geral também podem ser colocados sobre outros pisos, inclusive, sobre outras cerâmicas e outros porcelanatos, mas é fundamental que o piso já instalado esteja em ótimas condições de nivelamento, para não haver o risco de quebra de peças com o passar do tempo. Se ficar uma “bacia” bob elas, podem ocorrer trincados e quebras com o simples caminhar do dia a dia.

Como deve estar o piso base para a aplicação do novo piso?
O piso já instalado deve atender a todos os requisitos: estar nivelado, não ter rachaduras, não ter infiltrações de umidade, não ter partes quebradas.
Se algum item não estiver de acordo, o melhor é não se aventurar a intalar piso sobre piso. Além do risco de quebra no caso das cerâmicas e porcelanatos, outros materiais como os vinílicos e laminados podem apresentar estufamento e bolhas com o passar do tempo.

Dicas práticas
Estando tudo ok, será necessário seguir as instruções de instalação de cada tipo de piso. Mas algumas dicas valem para todos.
Limpar muito bem o piso base pode evitar que pequenas sujeiras acumuladas irem monstros de mofo e bolor depois da aplicação de massa, cola ou manta e um novo piso.
Providenciar espaçadores, que são aquelas pecinhas de plástico, ferro ou aço, garantem o espaçamento necessário entre as peças para aplicação do rejunte, que impedem que elas se desloquem e acabem empurrando umas às outras.
Também é importante ter atenção à direção de instalação as peças do novo piso. Elas devem ser colocadas sempre paralelamente a partir da parede de maior largura.
Para evitar acidentes, o uso de óculos e luvas são imprescindíveis.

Portas precisam de atenção
Um detalhe que geralmente escapa à atenção de quem decide instalar piso sobre piso é que haverá uma elevação de alguns milímetros do chão.
As portas podem precisar ser ajustadas, cortadas ou até mesmo trocadas. É importante verificar muito bem a possibilidade financeira de fazer isso antes de se aventurar colocando o piso novo.