Remédios para alívio da contra a dor ciática

2015-04-10_190211

A dor ciática é extremamente desagradável e compromete muito a qualidade de vida de quem tem esse problema.
O nervo ciático é o mais longo do corpo humano e sua inflamação produz uma dor aguda que se estende das costelas até o joelho. Essa dor pode causar imobilidade parcial ou total, e o repouso ajuda, mas ele não pode se estender muito, pois a inatividade apenas agrava os sintomas. Além da dor, podem ocorrer outros sintomas, como pernas pesadas, formigamento e desconforto para se sentar.
A inflamação no nervo ciático pode ter várias causas, hérnia de disco pode ser uma delas, uma condição conhecida como síndrome do piriforme também pode estar relacionada com o problema, e até infecções pelo vírus do herpes podem originar a dor ciática.
As pessoas mais predispostas a desenvolver o problema são as sedentárias, as que estão acima do peso, as que carregam muito peso, as que passam muito tempo sentada com movimentos que forçam as costas (motoristas, por exemplo) e as que têm diabetes.

Algumas alternativas para tratar a dor:

Terapia calor-frio
Nos primeiros 3 dias do tratamento, faça compressas frias: envolva uma bolsa de gelo em uma toalha e coloque na área afetada por cerca de 20 minutos, várias vezes ao dia. Passada essa fase inicial do tratamento, você pode fazer o mesmo procedimento com compressas quentes.

Arnica
Passe pomada de arnica na área da dor (vende em lojas de produtos naturais e em farmácias de manipulação).

Cúrcuma – conhecida também como açafrão-da-terra
Aplique na área afetada uma pasta feita com açafrão e azeite de oliva durante 30 minutos.
Vinagre de maçã
Este tratamento é um dos que dá mais resultados e deve ser feito à noite, antes de dormir. Em um balde de 20 litros, coloque água quente até a metade. Ponha a água na temperatura mais quente que possa ser suportada pelos pés.
Depois acrescente um punhado de sal e meio litro de vinagre de maçã e mexa bem a mistura. Coloque os pés dentro do balde e os mantenha lá até que a água esfrie. Ao tirar os pés, enxugue e envolva-os em uma toalha seca e vá direto para a cama para dormir, pois é preciso manter os pés aquecidos.
Lembre-se de procurar um médico caso a dor persista!