Remédios naturais para as picadas

2015-04-10_190211

Existem receitas caseiras muito eficazes para tratar as picadas. Conheça abaixo:

Vinagre
O vinagre é um poderoso antisséptico e ajuda a amenizar os sintomas e possíveis reações, no caso de ferroadas de insetos. Basta aplicar um pouco no local afetado. A melhor opção é o vinagre branco, no entanto não aplique, caso exista uma ferida. Já o vinagre de maçã ajuda a aliviar a dor.

Açúcar
O açúcar ajuda a aliviar os sintomas das picadas de insetos. Para tanto molhe os dedos com um pouco de saliva e depois aplique um pouco de açúcar na área, que pode ser refinada ou em forma de torrão.

Aloe Vera
O Aloe Vera – ou babosa – é muito útil para o tratamento de problemas de pele, inclusive picadas de inseto. Ele ajuda a proporcionar alívio imediato dos sintomas, como coceira, principalmente do pernilongo. Basta aplicar o gel da planta na região.

Casca de banana
O ato de esfregar a casca de banana na região picada pelo inseto ajuda a aliviar o inchaço causado, bem como auxiliar na cicatrização, caso existam feridas. Além disso, é uma forma de aproveitar todas as partes da planta.

Cebola
Aplique uma rodela de cebola no local afetado para aliviar o inchaço das picadas de inseto.

Limão
O limão também pode ser usado no alívio do inchaço. Mas lembre-se de nunca sair ao sol com essa substância, pois mancha a pele.

Tomate
O tomate é um analgésico natural, aliviando sintomas, como a dor e a inflamação. Aplique rodelas de tomate na área. No caso de picadas de insetos que deixam o ferrão, retire o ferrão primeiramente.

Bicarbonato de sódio
O ingrediente que tem mil e uma utilidades, é recomendado também para tratar picadas de insetos, pois ajuda a reduzir a inflamação e coceira. Para aproveitar os benefícios, faça uma pasta com um pouco de bicarbonato e água, aplique no local e deixe agir por 15 minutos.

Mel
O mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Basta aplicar um pouco de mel na picada. Ele diminui a irritação na pele e também a coceira.

Óleos naturais
Melaleuca, lavanda, óleo de chá e cedro podem ser utilizados no local da picada para aliviar os sintomas. No entanto, evite usar esse produto em crianças e adolescentes. Você pode, por exemplo, fazer um unguento com 4 gotas de óleo de alfazema, 4 gotas de óleo de árvore de chá e 2,5 litros de água e aplicar na região, duas vezes ao dia. Já o óleo de citronela pode ser usado no banho (6 a 8 gotas) ou diretamente na pele, diluído com óleo de amêndoa, uva ou camomila.

Leite
Aplique quantidades iguais de leite e água para obter os efeitos desses importantes ingredientes. A dor, coceira, inchaço e inflamação melhoram consideravelmente.

Repelentes de insetos
É possível fazer um repelente caseiro natural para evitar as picadas indesejadas dos insetos. Para preparar essa receita, deixe 10 gramas de cravo-da-índia mergulhados em 500 ml de álcool de cereais, fechados em um frasco escuro e isento de luz por 4 dias. Depois, coe e misture 100 ml de óleo de amêndoas (ou outro óleo mineral, de preferência). Agite o frasco (preferencialmente spray) e aplique na pele.

Repelente de moscas
Outro repelente natural muito eficaz para espantar moscas é o feito com cravos-da-índia e limão/laranja. Basta cortar a fruta escolhida ao meio, espetar cerca de 10 gramas de cravos-da-índia e deixar no ambiente.

Sal
Para a coceira provocada pelas picadas, aplique um pouco de sal na região e esfregue delicadamente.

Mamão papaia
Para neutralizar o veneno das picadas de inseto, o mamão papaia é de grande ajuda. Basta aplicar um pedaço da fruta no local.

Lama
A lama também tem propriedades importantes para alívio dos sintomas das picadas de insetos. Aplique um pouco de lama – quanto mais limpa, melhor – na área afetada. Quando a lama secar, lave bem a pele com água e sabão.

Plantas
Folhas de tanchagem ou tussilagem podem ser úteis para tratar picadas de insetos, principalmente em caso de ferroadas. Para tanto aplique na região, após macerar as ervas com os dedos.

Amêndoas doces e cravo-da-índia
Ambos os ingredientes são úteis para tratar picadas de insetos, pois são bactericidas e desinfetantes (no caso do cravo-da-índia) e tem efeito calmante (amêndoas doces). Prepare uma mistura com 10 cravos-da-índia, 50 ml de amêndoas doces e 1 colher (sobremesa) de camomila e aplique na área afetada.

Manjericão
O óleo do manjericão pode ajudar a aliviar a coceira. Basta amassar as folhas até extrair o líquido da planta e passar na região da picada.