Reitor da UFRGS diz que Bento Gonçalves não demonstra interesse em receber Campus da Universidade

2015-04-10_190211

Com terreno praticamente definido em Bento Gonçalves, Campus Serra da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pode ser instalado no município de Farroupilha

 

O reitor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Rui Vicente Oppermann declarou dia 07 , em entrevista coletiva durante a realização do vestibular, que município de Farroupilha está entre os possíveis destinos para o Campus Serra.
Processo,que se arrasta desde 2011, para a vinda da universidade para a serra gaúcha que tinha Bento Gonçalves como grande favorita para a instalação, inclusive com indicação de grande área cedida pela Embrapa, na localidade da Garibaldina, pode não acontecer. De acordo com o reitor, “não houveram avanços devido ao contingenciamento financeiro do Governo Federal.”
Em meados de 2018 o assunto esfriou por falta de interesse do município, já que a UFRGS dispõe de recursos para arcar todo o projeto sozinha.O sonho de Bento Gonçalves ganhar um campus de uma universidade federal voltou ao estágio de inicial.

Posição do prefeito de Farroupilha
Em entrevista à imprensa, o prefeito de Farroupilha, Claiton Gonçalves, afirmou não estar passando por cima de ninguém, mas salientou que está buscando soluções reais para conseguir trazer a universidade para a serra, por isso colocou Farroupilha à disposição da UFRGS.

Posição do reitor da UFRGS
Em entrevista ao Jornal Gazeta, o reitor da universidade foi enfático em dizer que não acordou com nenhuma cidade para trazer a UFRGS para a serra gaúcha, teve apenas conversas informais com líderes da região, mas garantiu que tem enorme vontade de migrar com a universidade para a região, e reforça parceria com a Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste) para uma futura realização do projeto.
Mesmo tendo tomado iniciativa em divulgar a intenção de Farroupilha receber o campus, o reitor Rui Oppermann negou em entrevista à Gazeta que tenha tratado o assunto com qualquer cidade, já que o projeto depende de recursos cedidos pelo Governo Federal, “o que ainda não foi conseguido, e sem recursos, não há projeto”, completa.
Opperman destacou o fato de Bento Gonçalves já ter terreno com possibilidade de cessão para a construção do campus, mas ressaltou que “não adianta ter terreno, se não tem recursos para a construção. “A bancada dos deputados em Brasília pede terreno para o campus, mas eles têm de ir lá pedir recursos. Eu mesmo me disponho a ir junto se for preciso. O governo Temer construiu cinco universidades, nenhuma no Rio Grande do Sul. Recursos o governo tinha, só que ninguém solicitou, os Deputados estavam lá solicitando terreno.”