Região da Serra aguarda a divulgação das novas regras para definir protocolos sanitários

2015-04-10_190211
Anúncio será dividido em duas partes e não está claro até onde o Estado irá atuar. Foto: Felipe Dalla Valle

A apresentação do novo Distanciamento Controlado ocorrerá na quinta-feira (13)

O governador Eduardo Leite (PSDB) irá divulgar, na quinta-feira (13), o novo sistema para controle da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul. O envio de sugestões por representantes da sociedade encerrou na terça-feira (11) e, agora, as associações de municípios aguardam o posicionamento final.

As associações ainda estão presas ao anúncio porque ele será dividido em duas partes e não está claro até onde o Estado irá atuar. A primeira parte são os protocolos mínimos, que serão obrigatórios para toda a população, como o uso de máscara e a higiene mínima. A segunda parte estará determinada pelos protocolos regionais e é chamada de atividades flexíveis. Esse ponto está sendo construído pelos prefeitos dos municípios da Serra.

Outro ponto que já se tem conhecimento é do sistema “três as”: aviso, alerta e ação. O governo segue analisando a expansão e disseminação do coronavírus. A qualquer sinal de mudança na tendência, é emitido um aviso. Caso a curva siga em ascensão é lançado o alerta para as regionais reavaliarem atividades. Por fim, vem a ação, quando o Gabinete de Crise cobra ação imediata para conter a disseminação.