Redes sociais podem corroer democracia e disseminar falta de informação

2015-04-10_190211

Executivos responderam a pergunta: ‘Qual é o efeito das mídias sociais sobre a democracia?’

O Facebook admitiu na segunda-feira (22) que redes sociais podem ser usadas para corroer a democracia e disseminar desinformação.
A declaração foi feita em uma série de postagens no blog da empresa, em uma seção chamada “Perguntas Difíceis”, reservada para o Facebook tratar de pontos sensíveis.
O Facebook, assim como outras redes sociais, tem sido apontado como uns dos canais que mais foram usados para espalhas notícias falsas durante a campanha presidencial dos EUA, em 2016.
Na época da eleição de Donald Trump, o presidente-executivo da empresa, Mark Zuckerberg, afirmou que afirmações como essa eram loucura.
Desde então, o Facebook vem tentando apagar essa imagem. Tanto é que a empresa até admite poder ser usada para minar a democracia. Outro executivo do Facebook a se posicionar a respeito e tentar responder foi Samidh Chakrabarti, gerente de produto para engajamento cívico de Facebook.
Harbath, por sua vez, afirma que a empresa está “determinada como nunca para lutar contra as influências negativas e garantir que nossa plataforma é inquestionavelmente uma fonte para o bem democrático”.
Uma das ações da empresa para diminuir esse potencial destrutivo foi tomado, por exemplo, para restringir as notícias falsas.