Redação do vestibular da UFRGS traz reflexão sobre adolescência

2015-04-10_190211

Nesta segunda-feira (7) teve sequência o vestibular da UFRGS com as provas de língua portuguesa e redação. A redação apresentou o texto “Os adolescentes que merecemos” do psicanalista Contardo Calligaris, que foi publicado na Folha de São Paulo em 2010. O autor aborda o caso de uma adolescente norte-americana de 16 anos que velejou sozinha e enfrentou uma tempestade entre a África e a Austrália e o comportamento dos pais em relação as escolhas da filha. Os candidatos tiveram de escrever um texto dissertativo se posicionando em relação ao tema.
Alguns dos candidatos entrevistados ressaltaram a dificuldade em relação a redação, que normalmente é pedido que se fale em geral sobre determinado assunto, mas neste pediram posição em cima de um texto específico.
O texto de Calligaris conta a narrativa da jovem Abby Sunderland de 16 anos que deseja superar o recorde de seu irmão, o mais jovem velejador a cumprir o trajeto que ela deseja. Abby foi atingida por uma tempestade e não conseguiu completar seu trajeto, sendo resgatada por um barco que passava por onde o veleiro dela encalhou.

Sobre o vestibular
Teve início neste domingo (6) em Bento Gonçalves o vestibular da UFRGS e irá até quarta-feira (9), os gabaritos das provas serão liberados as 17h00 de cada dia no site do vestibular.
No primeiro dia de provas, foram realizados os testes de língua estrangeira, literatura em língua portuguesa e física, na terça (7) foram realizadas as provas de língua portuguesa e redação. Na terça-feira (8), os candidatos farão as provas de geografia, biologia e química, e será finalizado na quarta-feira (9) com os testes de matemática e história.
Dos 28.503 mil inscritos, 2.095 mil candidatos prestam o vestibular em Bento Gonçalves e tem cerca de 4h30min para resolver as questões. Os candidatos devem atentar ao horário de inícios das provas 08h30min, é recomendável chegar com alguma antecedência para evitar imprevistos, destaca a universidade. Ao todo a URFGS oferece 4017 vagas para 90 cursos com gratuidade em 2019.

Abstenção do vestibular da UFRGS tem número histórico em Bento Gonçalves
O primeiro dia do vestibular da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em Bento Gonçalves registrou 19% de abstenção, dos 2.095 inscritos, 398 não comparecem para efetuar a prova. A informação foi revelada em entrevista coletiva nesta segunda-feira (7), pelo reitor Rui Oppermann e pelo coordenador da área em Bento Gonçalves, João Vicente Silva Souza.
Souza comenta que essa abstenção é histórica e atribui este número a inscritos de outras cidades que optam por Bento Gonçalves para fazer a prova, e não em Porto Alegre, devido ao trânsito pesado da capital, e acabam não conseguindo chegar a tempo.
Oppermann também ressalta que esta será a última edição do vestibular no mês de janeiro. A universidade definiu que a partir de 2020 as provas serão realizadas nos últimos finais de semana do mês de novembro, para ter mais tempo de avaliar os possíveis aprovados. Com a mudança a universidade espera aumentar o número de inscritos, já que em 2019 a UFRGS teve o pior índice de vestibulandos desde 2008.