Receitas para deixar sua páscoa deliciosa!

2015-04-10_190211
Ovo de Brigadeiro com Nutella

A Páscoa está ai e não comprou nenhum ovo de chocolate?? Bom, encontramos algumas receitas de ovos recheados caseiros para você fazer e não deixar essa data tão especial passar em branco

Ovo de chocolate surpresa
Ingredientes:
*Ovo de chocolate
*100 gramas de chocolate derretido e temperado (no box você aprende a temperar o chocolate)
*Forma do ovo: 19cm de altura (precisa ser bojuda)
*Pincel

Calda de caramelo e chocolate
*1/4 de xícara de água
*2 xícaras de açúcar cristal
*2 colheres de sopa de glucose
*1 xícara de creme de leite fresco
*1 colher de sopa de cacau em pó 100%

Modo de preparo do Ovo de Chocolate
Depois de ter temperado o seu chocolate, use o pincel para formar uma camada bem fina nas duas formas de ovo. Leve as formas ao freezer por 2 minutos.
Desenforme os ovos sobre uma forma limpa e use um pincel bem pequeno para espalhar um pouco de chocolate na borda de um dos ovos. Em seguida, cole os dois pedaços formando o ovo. Leve ao freezer por mais 1 minuto.
DICA: Evite pegar demais no chocolate para a) não derreter e b) não deixar o seu ovo cheio de marcas de dedo.
Esquente uma forma na boca do fogão e então coloque a base do seu ovo sobre ela. A ideia é derreter o ovo aos poucos até chegar na maior circunferência possível, para que você tenha um bom espaço na hora de colocar a sobremesa escondida.Tire o excesso do chocolate derretido e volte ao congelador por mais 1 minuto.

Modo de preparo da Calda de caramelo e chocolate
Leve o açúcar, a água e a glucose ao fogo médio em uma panela bem alta (pois o caramelo sobe bastante!) e espere atingir 150˚C, que é quando a calda adquire uma cor âmbar.Enquanto isso, misture o creme de leite fresco e o cacau e leve ao fogo até ferver e misturar completamente.
Quando a sua calda de açúcar estiver no ponto, acrescente a mistura de creme de leite e cacau lentamente, mexendo sempre até que tudo se misture.

Montagem
Em um prato bonito, disponha um pedaço de bolo da sua escolha e uma bola de sorvete por cima. Decore com um morango e então cubra tudo com a casca do ovo de chocolate.Devagar, despeje a calda de caramelo ainda quente sobre o ovo e espere a mágica acontecer

Temperagem do chocolate

A temperagem é o lento e gradual resfriamento do chocolate para que os cristais de manteiga de cacau se formem uniformemente. Essa técnica evita a separação entre a manteiga de cacau e os demais sólidos do cacau, o que garante ao produto final uma estrutura compacta e homogênea.
Uma temperagem correta proporciona rápida secagem do chocolate, brilho da superfície, textura macia e uma melhor conservação. Vamos aprender a temperar chocolate? Nesse passo a passo você vai conferir o processo do chocolate branco, ao leite e meio amargo.

Ingredientes:
400 gramas de CHOCOLATE BRANCO/AO LEITE/AMARGOModo de Preparo

Têmpora do Chocolate Branco em Mármore
Aqueça o chocolate branco em banho-maria ou no microondas em potência média, sempre parando de 20 em 20 segundos para mexer o chocolate (no caso do microondas), até que o chocolate atinja a temperatura entre 36°C e 38°C.
Jogue o chocolate sobre o mármore e movimentando-o com uma espátula, abaixe a temperatura entre 23°C e 25°C.
Depois aqueça novamente o chocolate para a temperatura entre 27°C e 28°C. Ele está pronto para ser usado!
Tinja o chocolate na cor desejada com corante em gel para chocolate.
Se você tiver uma derretedeira pode deixar o chocolate na temperatura de uso (27°C a 28°C), para que você tenha um tempo maior de trabalho com ele.

Têmpora do Chocolate ao Leite em Mármore
Aqueça o chocolate ao leite em banho-maria ou no microondas em potência média, sempre parando de 30 em 30 segundos para mexer o chocolate (no caso do microondas), até que o chocolate atinja a temperatura entre 40°C e 45°C.
Jogue o chocolate sobre o mármore e movimentando-o com uma espátula, abaixe a temperatura entre 24°C e 25°C.
Depois aqueça novamente o chocolate para a temperatura entre 29°C e 30°C. Ele está pronto para ser usado!
Se você tiver uma derretedeira pode deixar o chocolate na temperatura de uso (29°C a 30°C), para que você tenha um tempo maior de trabalho com ele.

Têmpora do Chocolate Amargo em Mármore
Aqueça o chocolate amargo em banho-maria ou no microondas em potência média, sempre parando de 30 em 30 segundos para mexer o chocolate (no caso do microondas), até que o chocolate atinja a temperatura entre 45°C e 50°C.
Jogue o chocolate sobre o mármore e movimentando-o com uma espátula, abaixe a temperatura entre 26°C e 27°C.
Depois aqueça novamente o chocolate para a temperatura entre 31°C e 32°C. Ele está pronto!
Se você tiver uma derretedeira pode deixar o chocolate na temperatura de uso (31°C a 32°C), para que você tenha um tempo maior de trabalho com ele.

Ovo de Páscoa recheado com Brigadeiro de Leite Ninho e Nutella

Para o brigadeiro de leite ninho:
*1 lata de leite condensado
*3 colheres (sopa) de leite em pó
*1 colher (chá) de manteiga
*1 pitada de sal (opcional)
*3 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha (para finalizar)

Para o brigadeiro de nutella:
*1 lata de leite condensado
*2 colheres (sopa) cheias de nutella
*1 colher (chá) de manteiga
*1 pitada de sal (opcional)
*3 colheres (sopa) de creme de leite de caixinha (para finalizar)

Para a casquinha do ovo de páscoa:
*200 gramas de chocolate ao leite picado
*Forma para ovo de páscoa de silicone

Para decorar:
*Kinder bueno white (ou outro de sua preferência)
*Ovinhos de chocolate coloridos (ou confete)
*Confeitos de chocolate

Preparo dos brigadeiros
Coloque todos ingredientes na panela, exceto o creme de leite e cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até que quando você vire a panela (com cuidado) desprenda totalmente do fundo. Adicione o creme de leite, misture bem e desligue o fogo.
Coloque em uma tigela, cubra com plástico filme para não criar crosta. Espere esfriar totalmente para usar. Esses recheios duram pelo menos 10 dias bem fechadinhos na geladeira, e sempre antes de usar, tire umas 2 horas antes para resfriar.

Para fazer a casquinha do ovo (temperagem banho-maria invertido)
Derreta o chocolate no microondas em potência alta de 30 em 30 segundos, misturando em cada intervalo. Prepare um recipiente com água e alguns cubos de gelo (não coloque muito senão o chocolate endurece muito rápido) coloque uma tigela menor sobre essa água cuidando para não entrar água dentro.
Coloque 2/3 do chocolate (meça a olho mesmo) derretido nessa tigela que está dentro da água e mexa até que atinja a temperatura de 26 à 27 graus. Volte esse chocolate para a tigela que ficou o 1/3, misture até atingir a temperatura de 29 à 30 graus e está pronto para usar.
Coloque chocolate até a marca indicada na forma, cubra com o silicone e a parte de acetato. Leve à geladeira para endurecer por mais ou menos 15 minutos, com a cavidade virada para baixo. Quando tirar a forma da geladeira deve ficar opaca, o que indica que já soltou da forma.
Solte o silicone da forma e desenforme. Com a ajuda de uma colher, espalhe um pouco do recheio de leite ninho e em cima o de nutella. Cubra com chocolate e decore com pedaços de kinder bueno, ovinhos e finalize com confeitos de chocolate.

Ovo de páscoa vegano

Para o ovo
*300g de chocolate vegano

Para o recheio de sorvete de banana e nozes
1 banana congelada
2 colheres de sopa de leite de coco
1 punhado de nozes

Modo de preparo
– Corte o chocolate em pedaços pequenos e divida em duas partes: 200g em uma tigela e 100 g em outra tigela.
– Leve as 200g para o microondas por 20 segundos, retire e mexa. Repita o processo (eu precisei fazer umas 4 vezes) até que todo o chocolate esteja derretido. É importante fazer aos poucos para não queimar o chocolate.
– Junte as outras 100g e mexa até que fiquem na mesma consistência (veja fotos e animações no post).
– Molde o chocolate na forminha desejada, coloque-a em um prato virada de cabeça para baixo para tirar o excesso de chocolate e leve para a geladeira por aproximadamente 10 minutos.
– Retire da geladeira, adicione o recheio de sua preferência, outra camada fina de chocolate e leve para o freezer por aproximadamente 10 minutos para que o chocolate de cima endureça. Retire do freezer e sirva de acordo com sua preferência.

Para o recheio
Apenas processe tudo em um processador/liquidificador. Notas:
– Como o recheio era um sorvete, o ovo de páscoa precisou ser consumido assim que foi retirado do freezer. Mas se você fizer um recheio mais sólido provavelmente não precisará se preocupar com isso.
– Aproveite um pouco do chocolate que sobrou e faça mini cenourinhas inteiras de chocolate que ficaram fora da geladeira por aproximadamente 5 horas e não derreteram. Mas vale lembrar que isso depende da temperatura do ambiente.