Receitas fáceis e deliciosas para você surpreender o seu pai

2015-04-10_190211

Pratos rápidos perfeitos para a comemoração deste domingo. Para pais que gostam de carne, frango, peixe, porco, frutos do mar, vegetais e massa

Meu pai gosta de carne!

Seu pai é carnívoro? Aqui está uma receita infalível, curinga da cozinha, à prova de erros. Você só vai precisar de bifes de contrafilé, óleo, manteiga, sal, pimenta-do-reino e uma frigideira bem quente. Muito fácil de fazer. Depois é só pensar nos acompanhamentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Seque o bife com papel toalha, tempere-o generosamente com sal e pimenta dos dois lados e deixe-o descansar na geladeira. Tire da geladeira depois de 40 minutos. Aqueça o óleo em um frigideira de aço inox ou de ferro em fogo alto até que ele comece a esfumaçar. Ponha o bife na frigideira. Vire o bife de tempos em tempos (de 30 em 30 segundos, se tiver paciência) até que os dois lados comecem a ganhar cor – o que leva aproximadamente por volta de seis minutos. Acrescente a manteiga (reduza um pouco o fogo se a fumaça for excessiva) e vire o bife quantas vezes for necessário até que ele adquira uma bela e apetitosa crosta marrom – o que deve levar mais uns cinco minutos. Se tiver um termômetro, o centro da carne marcará 49°C quando estiver entre malpassada e ao ponto, e 54,5°C quando estiver ao ponto. Transfira o bife para um prato e cubra-o com alumínio. Deixe descansar por cinco minutos antes de servir. Isso garante que o bife não perca todos os sucos ao ser cortado.

Meu pai gosta de frango!

É um prato rápido, com sabor agridoce bem interessante, combinação de tangerina, jerez (se não tiver, use vinho branco), vinagre de arroz e shoyu. As raspas da casca de tangerina dão sutileza e frescor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Misture o frango, o jerez, o shoyu, as raspas de tangerina e deixe marinar por meia hora. Em outra vasilha misture o suco de tangerina, o amido de milho e o vinagre de arroz. Aqueça bem uma panela wok, ponha o óleo de gergelim, aqueça, frite as cebolas, mexendo para não queimar, até amolecer. Junte o alho, a pimenta cayena, o gengibre. Ponha o frango na panela com a marinada e cozinhe, mexendo com uma pinça grande, por quatro ou cinco minutos. Adicione a mistura de suco e deixe cozinhar para o molho engrossar, mexendo. Tempere com sal e pimenta, salpique cebolinha e sirva na wok.

Meu pai é vegano!

Espetinho de legumes com queijo coalho

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Coloque os legumes de sua preferência no espeto, a nossa sugestão é cebola em pétalas, cenoura em cubos, abobrinha em cubos, tomate cereja a gosto, couve-de-bruxelas a gosto com 200g de queijo coalho em cubos eSal e pimenta-do-reino a gosto.

Meu pai gosta de carne de porco!

Essa receita precisa de tempo para marinar – pelo menos duas horas. Mas ela exige o mínimo de trabalho: basta misturar os temperos da marinada, esperar, levar para o forno, esperar, fim, está pronto! A receita leva açúcar mascavo, alecrim, tomilho, pimenta caiena, pimenta-do-reino e páprica doce, é uma explosão de sabores.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ponha o sal, o alho, a páprica, as pimentas e as ervas picadas num pilão e soque, soque, soque até fazer uma pasta grossa. Esfregue a pasta de alho por toda a superfície da carne. Ponha a carne numa assadeira (ou num saco plástico bem grande), regue com o vinagre balsâmico, cubra com o açúcar mascavo e deixe marinar por no mínimo duas horas (até 12 horas). Preaqueça o forno a 180°C por 10 minutos. Despeje a água quente na  assadeira em que está a carne. Leve para assar por aproximadamente duas horas em forno bem baixo, ou até que a carne esteja macia e desprendendo do osso.