Receitas especiais da culinária peruana

2015-04-10_190211

Nos últimos anos, chefs do mundo todo passaram a olhar com mais carinho para a gastronomia da América Latina. A região Andina, formada por países como Peru, Equador, Venezuela e Colômbia, está especialmente na mira de muitos deles.
Se antes nossos olhos estavam todos voltados para a gastronomia francesa, italiana ou para a cozinha mediterrânea, o mundo agora também sabe reconhecer o valor dos sabores latinos.
A Gazeta selecionou duas receitas especiais da gastronomia peruana.

Arroz chaufa
O arroz chaufa é uma das mais tradicionais receitas da culinária peruana. Ela foi desenvolvida pelos imigrantes chineses que desembarcaram no Peru no século XIX, e é uma fusão das gastronomias oriental e andina.
O arroz chaufa é uma excelente opção para surpreender o paladar daqueles que gostam de comida oriental, mas desejam explorar os mistérios do Peru. Veja como é fácil prepará-lo:

Ingredientes
300g de carne bovina ou de frango;
molho shoyu;
1 cebola grande cortada em cubos pequenos;
2 xícaras de arroz cozido;
omelete de 2 ovos;
azeite;
especiarias a gosto para temperar.

Modo de preparo
Corte a carne em cubos de tamanho médio e deixe-a marinar no shoyu. Enquanto isso, corte o omelete em tirinhas e refogue a cebola junto com as especiarias (recomenda-se gengibre e alho) em um wok.
Quando a carne tiver pegado o tempero, frite-a junto com o refogado da cebola. Por fim, junte o arroz e o omelete e misture bem. Adicione o molho shoyu, misture mais um pouco e pronto! Seu arroz chaufa já pode ser servido.

Papa a la huancaína
A papa a la huancaína é um prato tradicional da região de Junín, localizada no centro do Peru. É, assim como o arroz chaufa, uma das mais tradicionais receitais da culinária peruana, e seu preparo também é bastante simples:

Ingredientes
500g de batata;
200g de queijo fresco;
500 ml de leite;
1/2 pacote de bolacha água e sal;
1 pimenta amarela;
1 dente de alho;
1/4 de cebola;
azeite;
4 ovos cozidos;
4 azeitonas pretas
alface.

Modo de preparo
Cozinhe as batatas descascadas e, depois de resfriá-las, corte em rodelas. Doure a cebola, o alho e a pimenta e leve tudo ao liquidificador junto com o queijo e os biscoitos picados. Vá acrescentando leite aos poucos, batendo até formar uma pasta.
Monte o prato em uma travessa, colocando primeiro as folhas de alface. Acrescente as rodelas de batata com o molho por cima e decore com ovos e azeitonas. Para finalizar, regue tudo com azeite.