Receitas de detergentes caseiros que não agridem a natureza

2015-04-10_190211
O detergente de coco é ótimo para lavar a louça e limpar o banheiro. Tem uma consistência bem densa e faz bastante espuma

Detergente caseiro de lavanda
Essa receita de detergente caseiro leva essência de lavanda, um cheirinho muito agradável e que reforça a sensação de limpeza. Você pode utilizá-la para lavar a louça e limpar superfícies.
Em um recipiente, coloque o sabão ralado e junte um litro de água fervente. Mexa bem até dissolver completamente. Adicione o bicarbonato e o bórax e misture bem. Acrescente os outros 7 litros de água em temperatura ambiente e a essência de lavanda. Espere esfriar e guarde em frascos com tampa.

Detergente com bicarbonato, açúcar e sal
Essa receita leva ingredientes que você certamente já tem em casa! Super fácil de fazer, não vai gastar quase nada e rende cerca de 6 litros!
Corte o sabão em fatias bem finas, coloque em uma panela e adicione um litro de água. Leve ao fogo e deixe ferver até derreter tudo. Adicione o vinagre, bicarbonato, açúcar e o sal de cozinha. Mexa bem e acrescente o detergente. Deixe descansar por 12 horas. Após esse período, o sabão estará bem mais grosso. Bata essa mistura com um garfo e acrescente 1 litro de água até dissolver completamente. Distribua em potes com tampa ou utilize o próprio frasco de detergente.

Detergente caseiro de limão
Essa receita leva limão em sua composição e é ótima para deixar a louça bem limpinha, já que a acidez da fruta ajuda a retirar gordura com mais facilidade.
Junte todos os ingredientes e leve ao fogo mexendo bem. Assim que todos os ingredientes se incorporarem, desligue o fogo e deixe esfriar. Armazene-o em potes com tampa e já está pronto para usar

Detergente transparente
Essa receita ajuda a dar brilho na louça e é um excelente limpador para superfícies, fogão e banheiro.
Dissolva o bicarbonato e o vinagre em 500 ml de água. Em outro recipiente, misture o detergente, metade da solução de água com bicarbonato e mexa suavemente. Acrescente o restante da água e da solução de bicarbonato com vinagre . Aguarde 10 minutos, mexa bem e guarde em frascos com tampa.

Detergente de coco
Essa receita é ótima para lavar a louça e limpar o banheiro. Tem uma consistência bem densa e faz bastante espuma!
Em um recipiente, dissolva o sabão em 2 litros de água fervente. Mexa bem e acrescente aos poucos o bicarbonato de sódio e o vinagre. Acrescente o restante da água, em temperatura ambiente, e bata bem essa mistura para que tudo fique incorporado. Deixe descansar cerca de 12 horas antes de armazenar.

Detergente de erva-doce
Você pode utilizar ervas para fazer seu detergente caseiro. Nesta receita, você vai precisar de erva doce, mas pode substituir por outras opções de sua preferência, como a camomila ou o capim cidreira.
Bata no liquidificador a casca do limão com um pouco de água e coe. Rale o sabão de coco e coloque em uma panela com o restante da água e a erva doce. Ferva a mistura até que o sabão tenha se dissolvido completamente e deixe esfriar. Quando já estiver morno, junte o suco do limão e coe. Mexa devagar e guarde em um pote fechado por uma semana antes de usar.