Receitas de comidas afetivas que valem por um abraço

2015-04-10_190211

O que você sente ao lembrar daquele bolo que sua avó costumava fazer ou do seu prato favorito na infância? Além de nutrir, a comida pode despertar conforto e bem-estar, especialmente quando ligada a uma memória afetiva. A consciência disso levou à popularização do termo comfort food, em referência aos sabores que ativam sensações de prazer e segurança. Em geral, são pratos de preparo simples, vinculados a alguém ou algum momento especial.

Minestrone

Esta sopa é perfeita para aqueles dias em que não sabemos o que fazer para comer, mas que apetece comer algo reconfortante e quente.

Minestrone, como o nome indica, é um sopão de origem italiana. A minestrone (italiano: minestra (sopa) + -one (sufixo aumentativo), portanto “sopão” ou “sopa com vários ingredientes” é uma sopa italiana muito espessa, composta por uma grande variedade de legumes cortados e, quase sempre, arroz ou macarrão. Os ingredientes mais usados são: tomates, feijões, cebolas, cenouras, aipo, toucinho, caldo de galinha, de carne, etc.
Não existe uma receita específica para o minestrone justamente por ele ser feito com quaisquer legumes estejam em época.
Não tem receita certa ou errada de minestrone, dá para aproveitar o macarrão que sobrou, o feijão que está desprestigiado no fundo da geladeira, os legumes e os embutidos, e transformá-los numa refeição cheia de sabor e calor.

Você pode colocar couve folha, molho de tomate feito em casa, enfim o que a sua geladeira tiver ou sua criatividade querer.

Receita Clássica

INGREDIENTES
½ xícara (chá) de feijão-branco
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola picada
1 cenoura cortada em cubos
1 talo de salsão cortado em rodelinhas
1 batata cortada em cubos
½ xícara (chá) de vagem cortada em rodelinhas
1 abobrinha com casca cortada em cubos
½ xícara (chá) de repolho ralado
1 litro de caldo de carne caseiro
½ lata de tomate italiano sem pele
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado

MODO DE PREPARO
Numa tigela, coloque o feijão branco e cubra com o triplo de água. Deixe de molho por 12 horas.
Lave a cenoura, o salsão, a vagem e a abobrinha sob água corrente.
Numa tábua, pique os legumes e o tomate italiano. Reserve o suco da lata do tomate.
Numa panela grande, aqueça o azeite e a manteiga no fogo baixo. Quando esquentar, coloque a cebola picada e mexa até ficar dourada.
O segredo para preparar o minestrone é não colocar todos os ingredientes na panela ao mesmo tempo, pois cada legume tem o seu tempo de cozimento. Por isso, entre as adições dos legumes, deixe cada um cozinhar por 3 minutos, mexendo de vez em quando. Aumente o fogo para médio e acrescente os legumes na seguinte ordem: a cenoura picada, a batata em cubos, a vagem picada, a abobrinha em cubos e o repolho ralado.
Junte o caldo de carne, o tomate italiano picado e o suco da lata. Aumente o fogo e deixe ferver. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora e 30 minutos.
Escorra a água do feijão branco e lave-o sob água corrente. Transfira para uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto e, quando ferver, abaixe o fogo. Tampe a panela e deixe cozinhar por 1 hora ou até que o feijão esteja cozido, porém os grãos não devem estar moles. Escorra a água e reserve o feijão.
Na panela com a sopa, acrescente o feijão e deixe cozinhar por mais 30 minutos. O Minestrone é uma sopa grossa, porém, se você desejar uma sopa mais fina, acrescente mais caldo de carne.
No momento de servir, polvilhe a sopa quente com o queijo ralado.

_______________________________________________

Receita de pastel de pão de forma de presunto e queijo
Quem disse que não pode ser criativo? comece com esta receita básica e depois surpreenda a todos com s variações de recheios;

Ingredientes
Pão de forma a gosto
Fatias de muçarela a gosto
Fatias de presunto a gosto
Orégano a gosto
2 ovos batidos
Farinha de rosca a gosto
Óleo para fritar

Modo de preparo
Forre a bancada com plástico filme;
Retire as bordas da fatia de pão de forma e use um rolo para achatá-la sobre o plástico até ficar bem fina;
Recheie com muçarela, presunto e orégano. Passe um pouco do ovo batido nas bordas do pão;
Use o plástico para ajudar a dobrar o pão, formando um triângulo recheado e amasse as laterais com um garfo. Retire do plástico e corte as sobras laterais;
Passe o pastel de pão no ovo, depois na farinha de rosca e reserve. Faça quantos pastéis você quiser, repetindo os passos anteriores;
Esquente o óleo em uma panela e coloque o pão empanado para fritar. Espere dourar de ambos os lados, transfira para um prato e está pronto.