Receitas caseiras de massinha de modelar garantem a diversão da criançada

2015-04-10_190211
Maizena e cola resultam em massinha comestível

Toda criança adora brincar de massa de modelar, mas o alto preço dos potinhos (que podem chegar em média R$12,00) impossibilitam os pais de comprarem o produto sempre. Além disso, a criança acaba sempre misturando as cores e deixando as massinhas impróprias em pouco tempo. Uma alternativa interessante é fazer massinhas em casa, com ingredientes caseiros.

Farinha de trigo
A base dela é de farinha de trigo, e todos os outros ingredientes são comestíveis. Isso quer dizer que se o seu filho levar a massinha até a boca, não terá problema nenhum.
2 copos de farinha de trigo
1/2 copo de sal
1 copo de água
1 colher de chá de óleo
Corante alimentício
Em uma tigela grande, misture bem todos os ingredientes secos. Em seguida, adicione a água aos poucos e amasse bem. Adicione o óleo e misture bem novamente. Por fim, pingue algumas gotas do corante alimentício e amasse até a cor da massinha se tornar homogênea. Guarde em um saco plástico ou um vidro bem tampado.

Suco em pó
1 xícara (chá) de farinha
¼ xícara (chá) de sal
1 colher (chá) de óleo
1 pacotinho de suco em pó (cor desejada para a massinha)
⅔ xícara (chá) de água
Em um recipiente coloque os ingredientes secos, menos o suco em pó, e reserve. Leve à água para ferver, e assim que ferver adicione o óleo junto da água. Vá despejando a água com óleo fervido sobre a mistura de ingredientes secos. Misture bem e depois adicione o suco em pó para dar cor à massinha de modelar.

Cola e amido de milho
1 xícara (chá) de cola branca
1 colher (sopa) de suco de limão
1 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de óleo de bebê
Coloque todos os ingredientes em um recipiente que possa ir ao micro-ondas. Misture tudo até ficar uma mistura homogênea e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Retire a mistura e mexa novamente. Leve ao micro-ondas por mais 30 segundos. Mexa mais uma vez e leve novamente ao micro-ondas (30 segundos). Retire do recipiente e coloque sobre uma bancada com amido de milho. Vá amassando a massa (cuidado se estiver quente) até obter uma massa bem homogênea. Coloque a massa em um saquinho plástico fechado e deixe descansar por um noite na geladeira. Divida a massa em partes e acrescente corante para fazer as massinhas coloridas.

Outras dicas
Para a massinha não ficar grudenta, você deve adicionar a farinha aos poucos. Caso continuar grudando na mão, adicione mais farinha. Para não ficar mole, evite colocar toda a água de uma vez. A água dever ser colocada aos poucos. Como a massinha entrará em contato com a pela da criança, não é recomendado usar maquiagem ou tinta para dar cor.
Mantenha sua massinha guardada em um saco bem fechado e ela poderá durar cerca de 10 dias.