Sobrecoxa de frango assada com maçã

2015-04-10_190211

INGREDIENTES
6 sobrecoxas de frango com pele e osso (cerca de 1,2 kg)
6 colheres (chá) de manteiga de maçã (receita a baixo)
2 maçãs fuji
2 cebolas grandes
6 dentes de alho
1 ½ colher (chá) de gengibre ralado
½ xícara (chá) de caldo de laranja
2 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO
Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Separe uma assadeira média.
Corte as cebolas em quartos, passando a faca pela raiz e descasque — assim as camadas permanecem unidas ao assar. Lave, seque e corte as maçãs ao meio no sentido do comprimento. Descarte o miolo com as sementes e corte cada metade ao meio novamente. Com a lateral da faca, amasse e descasque os dentes de alho.

Numa tigela pequena, tempere a manteiga de maçã com uma pitada de sal e de pimenta a gosto. Misture o gengibre ralado ao caldo de laranja e reserve.

Coloque as sobrecoxas numa assadeira média de bordas altas (se preferir, utilize um refratário). Tempere as sobrecoxas com sal e pimenta a gosto. Com as mãos, espalhe 1 colher (chá) da manteiga de maçã sob a pele de cada sobrecoxa, com cuidado para não descolar completamente a pele da carne.

Distribua os pedaços de maçã, de cebola e os dentes de alhos entre as sobrecoxas — o ideal é que fique tudo bem juntinho mesmo; isso deixa o preparo úmido. Tempere as cebolas com sal e regue tudo com o azeite. Adicione o caldo de laranja com gengibre à assadeira e cubra com papel-alumínio.

Leve as sobrecoxas ao forno para assar por 30 minutos. Retire o alumínio e volte a assadeira ao forno por mais 40 minutos para as sobrecoxas terminarem de assar, as peles ficarem douradas e as maçãs e cebolas ficarem bem macias.

Retire do forno e sirva a seguir com os pedaços de maçã, de cebola e o caldinho formado na assadeira.

MANTEIGA DE MAÇÃ (APPLE BUTTER)
A manteiga de maçã, apesar do nome, não leva leite e nenhum derivado. Ela tem esse nome porque é uma pasta bem cremosa, dourada e tem um sabor que movimenta até os pratos mais básicos. Dá para passar no pão, rechear panquecas, servir com bolo… Mas quando usada para temperar carnes, ela mostra todo o seu potencial!

INGREDIENTES
1 kg de maçãs fuji (4 a 5 unidades)
⅓ de xícara (chá) de açúcar mascavo claro
⅓ de xícara (chá) de água
caldo de 1 limão (cerca de 3 colheres (sopa))
¼ de colher (chá) de canela em pó
1 anis-estrelado
noz-moscada ralada na hora a gosto
1 pitada de sal

MODO DE PREPARO
Lave e descasque as maçãs — tente fazer tiras longas da casca; elas serão usadas no cozimento e assim fica mais fácil pescá-las depois de cozidas. Corte as maçãs ao meio, descarte o miolo com as sementes e corte as metades em fatias de 0,5 cm.

Numa panela grande, coloque as fatias de maçã, o açúcar mascavo, a água e o caldo de limão. Adicione as especiarias, o sal, as tiras da casca e leve ao fogo médio. Assim que ferver, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar por cerca de 1 hora, mexendo de vez em quando, até as maçãs ficarem bem macias.

Assim que as maçãs estiverem cozidas, desligue o fogo e, com uma pinça, pesque e descarte as tiras da casca e o anis-estrelado. Com um mixer, bata as maçãs com o caldo na própria panela até ficar liso (se preferir, utilize o liquidificador).

Volte a panela com maçã batida ao fogo médio. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos, até formar uma pasta cremosa. Para verificar o ponto: com uma colher, coloque um pouco da manteiga de maçã num pires gelado e incline delicadamente; ela não deve escorrer.

Transfira a manteiga de maçã ainda quente para um pote de vidro e deixe esfriar completamente antes de levar à geladeira. Sirva fria com pães, crepes, bolos, iogurte, queijos ou carnes grelhadas.

COMO ARMAZENAR

A manteiga de maçã pode ser conservada por até 1 mês na geladeira, ou no congelador por até 3 meses.