Reabilitação Funcional – quais os benefícios e por que é mais completa

2015-04-10_190211

Aline Rodrigues

Personal Trainner (CREF 024163)
Especialista em Atividade Física e Saúde
Mestre em Ciência do Movimento Humano

Quando falamos em Reabilitação, estamos falando de correção de incapacidades e restabelecimento de função como equilíbrio estático, dinâmico , caminhar , sentar, levantar , agachar , rolar, puxar , empurrar, enfim o que chamamos de atividades diárias.
Essas funções podem ser prejudicadas tanto por patologias que levam a dor quanto por padrões posturais de coluna e doenças respiratórias e cardíacas.
A reabilitação funcional propõe um tratamento de deficiências ortopédicas, neurológicas e cardiorrespiratórias de uma forma global, onde os movimentos não são trabalhados de forma isolada sendo o objetivo principal alcançar o maior número de estímulos alcançando todas as rotas metabólicas e assim “evoluindo para um trabalho preventivo” ( evitando novas lesões).
A grande diferença de um processo de reabilitação tradicional é que o planejamento não se restringe apenas a capacitar um joelho “com artrose” ou uma coluna com “hérnia discal”, mas sim uma pessoa que carrega no corpo essas patologias e essa analise muda tudo.
A grande sacada desse método e pensar o indivíduo como um todo e com isso adaptar suas limitações a toda e qualquer atividade a ser realizada, melhorando além de suas funções diárias, sua autoestima e qualidade de vida.
Trata-se de uma intervenção complementar e integrada que visa para além da recuperação das limitações. Objetiva sobretudo, otimizar os potenciais existentes minimizando os impactos em qualquer atividade e superestimando a participação social e profissional.
Faz-se necessário um bom acompanhamento e um profissional capacitado e com formação na área para que se atinjam verdadeiramente os resultados. Os melhores trabalhos são realizados de forma personalizada e em ambientes tranquilos.