Raro fenômeno astronômico marca o domingo de carnaval

2015-04-10_190211

Em meio aos festejos de Carnaval, a população de boa parte do país poderá acompanhar o primeiro eclipse anular de 2017 – um fenômeno raro por causa de sua estreita faixa de observação. A passagem da lua na frente do sol está prevista para iniciar as 10h45 e deve se estender até as 12h30.
Quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, sul da Argentina e do Chile, e região centro-sul da África vai conseguir visualizar melhor o evento. Mesmo não sendo total, o eclipse será anular – quando o disco da lua não esta com tamanho suficiente para encobrir todo o sol, gerando a imagem de uma espécie de “anel de fogo” em volta do nosso satélite natural. O próximo eclipse solar está previsto para agosto, mas será visível no Brasil apenas na região nordeste.

Como observar
Ao contrário do eclipse lunar, a observação do evento astronômico que ocorre no domingo deve ser feita com muito cuidado. A utilização de óculos escuros ou filme de raio-x não é suficiente. A melhor alternativa é optar pelo uso do telescópio com proteção contra raios ultra-violeta. Quem não dispõe desse equipamento pode tentar utilizar um anteparo, como uma folha de papel com furos pequenos. Ou, claro, assistir o fenômeno via internet.

Previsão do tempo para o Carnaval

Os dias de Carnaval serão de instabilidade na Serra Gaúcha. A probabilidade de chuva na sexta e sábado chega a 60%. No domingo o dia deve ser ensolarado, porém, na segunda-feira, 27, e na terça-feira, 28, existe riscos de tempestades. Na quarta-feira, 29, o sol volta a brilhar.