Radiação solar continua agindo depois de sair do sol

2015-04-10_190211

Pesquisa da Universidade Yale constatou que a radiação ultravioleta continua afetando a pele horas depois da exposição solar e até no escuro.
A radiação ultravioleta é a principal causa do câncer de pele. Ela danifica o DNA dos melanócitos, células que escurecem a pele com um pigmento chamado melanina.
Em uma primeira etapa do estudo, os pesquisadores expuseram células melanócitas a uma lâmpada que emitia raios UV. A radiação causou um dano no DNA conhecido como dímero ciclobutano (CPD), responsável pela formação de células cancerígenas. A surpresa dos cientistas foi constatar que a mudança ocorreu não apenas durante a exposição aos raios UV, mas também horas depois do experimento: metade dos dímeros criados nos melanócitos surgiu no escuro.
A radiação UV estimulou duas enzimas que, combinadas, aumentam a atividade de um elétron da melanina. A energia criada pelo elétron é transferida para o DNA horas depois e o danifica da mesma forma que a radiação.
Segundo os pesquisadores, a descoberta pode servir de incentivo para a criação de protetores solares que bloqueiam a formação do CPD no escuro.

Esfoliar a pele dias antes de se expor ao sol
Esfoliar a pele antes de tomar banho de sol favorece o bronzeado uniforme. “A esfoliação remove resíduos superficiais e deixa a pele mais bonita e com uma cor mais homogênea”, diz a dermatologista Renata Domingues, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e professora do Instituto de Pós-Graduação em Dermatologia IMS, no Rio de Janeiro. A esfoliação deve ser feita até dois dias antes de tomar sol, e não depois, pois a cútis estará sensível.

Passar protetor solar fator 30
O protetor solar é indispensável, mesmo para quem quer se bronzear. Ele protege a pele contra a radiação solar e evita de queimaduras ao câncer de pele. Para o bronzeado seguro, o FPS deve ser 30. “Um fator inferior não protege a pele. Um superior não deixa pessoa se bronzear”, explica Helena Costa, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.
Para cumprir sua função, o produto precisa ser espalhado de maneira correta. Ele deve ser aplicado 30 minutos antes da exposição e reaplicado a cada duas horas ou depois de contato com a água, ou suor excessivo. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o ideal é usar 1 colher de chá de protetor para o rosto, 2 colheres de sopa para o tronco, 1 colher de sopa para os braços e 1 para as pernas e os pés.

Comer alimentos com betacaroteno
Os alimentos com betacaroteno, como a cenoura e o mamão, estimulam a produção de melanina, elemento que oferece a tonalidade da pele. O ideal é começar a consumir esses alimentos todos os dias pelo menos 15 dias antes de tomar sol. “Além disso, associado com a vitamina E, o betacaroteno garante a proteção contra os radicais livres, que são produzidos pelos raios UV e envelhecem a pele”, diz Helena.

Tomar sol antes das 10 horas e depois das 16 horas
Nesses horários há menor radiação UVB, que provoca queimaduras. A radiação UVA, que bronzeia, está presente de maneira constante ao longo do dia, mesmo com o tempo nublado.
Se não há outra saída além de tomar banho de sol no horário de pico, procure a sombra. “A pessoa vai se bronzear do mesmo jeito, mas com menores riscos de sofrer queimadura”, explica a dermatologista Daniela Lemes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Nas regiões que possuem horário de verão, a recomendação é evitar o sol das 11h às 17h.