Limpe a memória RAM do celular com os melhores aplicativos para esta função

2015-04-10_190211

Para deixar celulares mais rápidos, usuários de Androids podem utilizar aplicativos capazes de encerrar recursos que não estão sendo utilizados

Na hora de otimizar o funcionamento de celulares – no caso Android – vale a pena ir em busca de aplicativos que limpam a memória RAM do smartphone. As opções – gratuitas – oferecem ferramentas capazes de encerrar recursos que não estão sendo utilizados em segundo plano, além de analisar quais apps estão consumindo mais a potência do aparelho.
Selecionamos alguns dos melhores aplicativos que desempenham essa função. Confira:

1) Clean Master
Permite gerenciar funções do celular, limpar o cache e otimizar a memória RAM de forma simples, além de contar com interface em português. Mostra quais aplicativos estão em reprodução e a potência que estão consumindo, dentre redes sociais, mensageiros e até apps mais pesados que ficam rodando em segundo plano. A execução é simples: ao clicar no botão “otimizar”, o recurso é acionado. O app é gratuito e pode ser utilizado em qualquer momento.

2) RAM Booster & Cleaner
Também oferece funções direcionadas para a limpeza da memória RAM do celular. Na interface principal, é apresentado um gráfico com informações sobre a ocupação da RAM no aparelho. Para executar, é só tocar no botão de “Boost” e aguardar o resultado, que mostra quanto espaço foi liberado. O recurso também oferece uma lista com os apps abertos em segundo plano, além de informações sobre a capacidade de armazenamento do smartphone. Gratuito, está disponível para Android 2.3 ou superior.

3) Android Booster
Uma opção prática (e totalmente em português) para acelerar a memória RAM do celular. Com um gráfico sobre a RAM e armazenamento interno na tela inicial, o recurso permite personalizar quais apps o usuário pode encerrar para aliviar o consumo de memória. Ao lado de cada item, consta a quantidade consumida no aparelho e basta um toque para acionar a ação.

4) RAM Booster Ultimate Pal
Um dos mais práticos aplicativos quando se fala em otimizar a memória RAM. Ao pressionar o botão “Boost”, o usuário consegue observar um gráfico com a porcentagem de memória ocupada pelo sistema ou apps no Android. O recurso também oferece a ferramenta para encerrar aplicativos que estão rodando em segundo plano ou consumindo dados. Com interface em inglês, está disponível para Android 2.2 ou superior.

5) Smart RAM Booster
Funciona em celulares com Android 2.3 ou superior. Analisa o sistema já na tela inicial, mostrando o quanto de RAM pode ser poupada. Oferece a opção para selecionar quais funções deseja encerrar ou limpar para otimizar o aparelho e ao lado de cada item, é disponibilizada a informação sobre os espaços ocupados; ao final, mostra o total livre. O app tem uma função extra para gerenciar o armazenamento interno, aplicativos e privacidade de uso.

6) Memory Booster – RAM Optimizer
Oferece interface em português e permite otimizar a memória RAM de forma prática, mostrando a porcentagem que está sendo ocupada no aparelho, além de permitir acesso à gráficos do uso durante o dia. Durante o escaneamento interno, são visualizados os apps que mais consomem espaço. O recurso permite encerrar as funções de forma personalizada com apenas um botão e selecionar quais apps serão inicializados ao ligar o celular, deixando o funcionamento mais ágil.

7) APUS Booster+
Possui ferramentas completas para gerenciamento do Android, além de auxiliar o usuário a chegar em um funcionamento ideal do celular. A interface mostra os aplicativos que estão deixando o processamento de RAM mais lento, permitindo resfriar o sistema de forma simplificada. A função encerra aplicativos que estão rodando em segundo plano e consumindo memória de forma desnecessária. É gratuito e com visual em português.