Quem viver verá

2015-04-10_190211

A polícia não confirma, mas o que está acontecendo em Bento Gonçalves é disputa de território de tráfico. Em 2017 o número de assassinatos na cidade disparou, na mesma época em que vídeo aterrorizante circulava pelas redes sociais, quando três integrantes de uma quadrilha cantavam uma música funk anunciando a chegada na cidade, mostrando suas armas e citando os bairros e nomes de pessoas.
No final de 2017 ficou constatado pelas autoridades policiais que de 34 assassinatos, apenas três não estão ligados ao tráfico de drogas.
“Os Manos”, que gostam de frizar que são representados também pelos números “14-18-12”, deixam bem claro na música e no vídeo intimidador que vários bairros já tem dono e que todos os outros vão ser apossados.
Segundo um texto que está sendo divulgado em grupos de Whatsapp, Os Manos e o Primeiro Comando da Capital “já estão a (sic) anos em Caxias do Sul e agora estão entrando em Bento Gonçalves para fixar e tomar posse, a coisa ta (sic) feia e vai ficar pior ainda pessoal, se a segurança pública não se atentar, desde prefeitura, estado e união, vamos viver como no Rio, esses grandes grupos são muito organizados e tem como estratégia, estados e cidades se estruturam como terciero (sic) poder e tem regiões e representantes (donos) para cada uma delas, vamos ver e ouvir e como dizia uma antigo dono de rádio: Quem viver verá”, diz a publicação.
O ano de 2018 já contabiliza 19 assassinatos e a triste marca de ultrapassar a média brasileira, retratada na página três desta edição.
Sem presídios para conter a escalada da violência, os agentes de segurança sentem-se frustrados quando prendem pela terceira vez em uma semana um meliante, como aconteceu na última semana.
Como dizem “Os Manos”: quem viver verá.