Quem tomou vacina há 15 anos está vulnerável

2015-04-10_190211
Dia D de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo.

Um estudo descobriu que pessoas que receberam a vacina do sarampo há mais de 15 anos estão vulneráveis à doença. Isso principalmente a quem não tomou a dose atual.
A análise, realizada pelo ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo), mostra que quem tomou a vacina há anos tem uma quantidade mais baixa de anticorpos.
Afinal, o vírus, que tem provocado a doença em muitos brasileiros neste ano de 2019, não é fielmente idêntico ao usado na composição da vacina. Vale lembrar que as vacinas são produzidas com vírus enfraquecidos, para que o organismo se fortaleça e crie imunização à doença.
Assim, o vírus do sarampo tem maior facilidade para entrar no corpo e se multiplicar, mesmo que a pessoa não apresente sintomas.
Os autores da pesquisa destacam que a vacina aplicada atualmente é eficiente. Isso porque ela contém uma elevada quantidade de anticorpos, capazes de prevenir todos os tipos de vírus do sarampo.
No entanto, eles afirmam que, provavelmente, a dose terá de ser reposta após 15 anos. Este é o tempo médio de eficácia da vacina.

Quem deve tomar
Bebês (6 meses a quase 1 ano).Devido ao surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde pede para que os pais levem seus bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias para serem vacinados.
Até o dia 31 de agosto, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de diversos estados aplicarão gratuitamente a vacina contra o sarampo a bebês.
A meta é intensificar a proteção deste público, que é mais suscetível a casos graves da doença – que pode levar a óbito.
A campanha é chamada de “Dose Zero” por ser uma ação preventiva que não consta no calendário de vacinação regular. Portanto, não substitui as doses indicadas oficialmente.
Jovens de 15 a 29 anos também são prioridade para o recebimento da dose, pois fazem parte de grupo de risco.
Cidadãos de até 59 anos que não têm comprovação de terem recebido a vacina anteriormente também podem ser vacinados.