Quem perdeu título de eleitor pode utilizar um aplicativo no celular para votar

2015-04-10_190211

Saiba como usar a ferramenta e utilizar outros serviços online da Justiça Eleitoral

Ter perdido ou extraviado o título de eleitor não é motivo para deixar de comparecer à seção eleitoral no dia 15 de novembro, quando será realizado o primeiro turno para a escolha de prefeito e vereadores. Faltando menos de dois meses para o ato cívico, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta como usar um aplicativo, que substitui o documento. O documento digital (e-Título) pode ser usado desde 2017. Para quem já realizou o cadastro biométrico e tirou a foto, apenas a imagem no celular já basta para você ser autorizado a votar. Quem não realizou o cadastro da biometria o aplicativo é aceito no dia da votação se você estiver portando um documento oficial com foto. No e-Título é possível obter a via digital do título de eleitor, tendo um acesso fácil e rápido às informações cadastradas na Justiça Eleitoral. No aplicativo é possível localizar dados como: número do título, zona eleitoral e seção em que você estiver cadastrado em tempo real.
Conforme estatísticas do TSE, até agora 17 milhões de pessoas optaram pela versão digital do título eleitoral, que dispensa a impressão da segunda via do documento em papel. Em todo o Brasil, 14.369.325 e-Títulos baixados são de eleitores com biometria. Já os outros 2.667.732 pertencem a pessoas que ainda não fizeram o cadastro biométrico. O título de eleitor também pode ser substituído por um documento com foto (RG ou CNH). Nesse caso, o eleitor precisa saber qual é o local de votação. Os endereços podem ser consultados no portal do Tribunal Regional Eleitoral.

Como utilizar
Para baixar você precisa pesquisar o aplicativo e-Título nas lojas oficiais do desenvolvedor do sistema operacional de seu celular (Android ou IOS) e instalar a aplicação. Ao abrir pela primeira vez o e-Título, será apresentado duas imagens explicando como o aplicativo funciona. Após isso você precisa clicar em “Começar no e-Título” e preencher seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe, nome do pai e o tipo de documento que você pretende inserir, nessa parte é possível optar pelo número do CPF ou pelo próprio número do título.