Queimadura de taturana pode matar?

2015-04-10_190211

Não é bem a queimadura e sim as toxinas liberadas por uma certa espécie de lagarta brasileira que realmente podem acabar com a vida de uma pessoa. Apelidada de taturana-assassina, a Lonomia obliqua possui um veneno que reduz, no organismo da vítima, a formação de fibrina, substância responsável pela coagulação do sangue. A diminuição da fibrina pode causar graves hemorragias. “A pessoa sangra pelo nariz, pelas gengivas e por vários órgãos do corpo. Acredita-se que a gravidade desses efeitos está relacionada à quantidade de toxina liberada”, afirma o entomologista (especialista em insetos) Roberto Henrique Pinto Moraes, do Instituto Butantan, em São Paulo. A temível taturana é pequenina: mede apenas entre 5 e 7 centímetros; mas tem o corpo coberto de pêlos espinhosos, de onde sai o veneno que matou nove pessoas no Brasil entre 1989 e 1995, ano em que o Butantan desenvolveu o soro antilonômico.
O maior perigo ocorre quando alguém toca acidentalmente em várias lagartas ao mesmo tempo – por exemplo, ao subir numa árvore onde existe uma colônia delas. Quando isso acontece, é preciso buscar socorro médico sem demora. Até o final da década de 80, a taturana-assassina só era encontrada no Amapá; mas, desde então, passou a ser vista com freqüência no Sul e no Sudeste do país, talvez por causa dos desmatamentos nessas regiões ou da possível extinção de algum predador. O resultado é que, hoje, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina são os lugares que mais registram ferimentos provocados por ela. Juntos, os três estados somam cerca de 400 casos por ano.

O que fazer

Caso aconteça um acidente com taturana, lave o local atingido com água corrente e sabão neutro e depois aplique compressas frias ou gelo no local para aliviar a dor. Lembrando que o gelo precisa estar embrulhado em um pano para não queimar a pele.
Não passe nenhuma receita caseira no local, como pasta de dente, café, babosa, manteiga, etc. No local haverá uma queimadura e deve ser tratada.
A pessoa atingida deve ser levada para o hospital mais próximo.

O que é  

Taturana, também conhecida como tatarana (do tupi tata = “fogo” e rana = “semelhante”), marandová ou maranduvá, embira, lagarta-de-fogo, bicho-que-queima, bicho cabeludo ou mondrová, é o estágio larval (lagarta) de alguns insetos da ordem lepidoptera, comumente conhecidos como Mariposas.
Estas taturanas possuem pilosidades com propriedades urticantes e por vezes são potencialmente perigosas. Algumas espécies são letais, como a Lonomia obliqua, denominadas “taturanas assassinas”, que podem provocar hemorragia, insuficiência renal e até levar à morte. Nativas das matas da Região Sul do Brasil, ocorreram mais de mil casos de acidentes com lagartas do gênero Lonomia, alguns destes resultando em morte. Seu primeiro ataque registrado foi em 1989. Desde então, registrou-se cerca de 300 casos de mortes ou acidentes somente na cidade gaúcha de Passo Fundo.[1]
Depois da metamorfose para mariposa, acasalam durante dez horas e a fêmea morre em oito dias , o macho, em seis, sendo que na fase adulta não se alimentam mais.[1]
Pesquisas indicam que a proliferação destas deve-se ao fato de vários predadores naturais terem desaparecido com a devastação do ambiente natural. Desta forma, as taturanas, que antes alimentavam-se das folhas da aroeira e do cedro, passaram a alimentar-se das folhas de árvores dos pomares, diminuindo assim a distância do habitat humano.