Quatro sinais de carência afetiva em crianças

2015-04-10_190211

As crianças precisam de amor e carinho para que se desenvolvam adequadamente. E, se não os tiverem, surge a carência afetiva. Confira alguns sinais que indicam algo está errado.
Todas as crianças precisam de amor e carinho para se desenvolver. A carência afetiva em crianças ocorre quando há falta de carinho, proteção, apego e atenção por parte do cuidador principal, mãe ou pai, durante os primeiros anos de vida.

O que é a carência afetiva?
A carência afetiva ocorre quando existe uma desatenção aos bebês ou às crianças, devido à falta de carinho, atenção e apego, por parte dos seus cuidadores principais. Isso pode acontecer em situações traumáticas, tais como abandono ou maus-tratos, mas também quando os pais são emocionalmente distantes ou ausentes e não dedicam tempo e atenção aos filhos.

Como consequência, a criança não se sente amada. Ela percebe que é rejeitada ou ignorada pela família, e tudo isso afeta suas emoções de forma negativa. Quando uma criança é muito pequena, ela não se dá conta dessa situação, mas pressente que está em um ambiente em que não recebe o amor e a atenção de que precisa.

Sinais de carência afetiva em crianças
Agressividade :quando uma criança se torna agressiva, o mais recomendável é dar a atenção de que ela precisa e, sobretudo, escutá-la. Mostrar a ela que o que está dizendo é importante para nós, para que assim ela tenha confiança para nos contar o que a está preocupando.

Desobediência: quando percebe que não está sendo cuidada pelos pais,  não obedecer às ordens e vai apresentar comportamentos negativos para ser o centro das atenções. Alguns sinais de desobediência em crianças são: raiva, impulsividade. mudanças repentinas de humor, choro descontrolado, problemas de agressividade, medo.

O medo surge nas crianças por causa do sentimento de que elas podem ser abandonadas quando não recebem o carinho da família. Nessa situação, a criança deve ser levada a um terapeuta para poder superar esse medo.

Insegurança: quando as crianças sentem o vazio emocional causado pela carência afetiva, elas se sentem desprotegidas. Isso vai fazer com que tenham medo de se relacionar com outras pessoas. Elas sempre vão estar na defensiva, e a desconfiança que sentem em relação a todos é um sinal objetivo de que algo não está bem.

Baixo desempenho escolar: a carência afetiva também tem consequências acadêmicas, dificuldades de aprendizagem e falta de motivação para fazer as tarefas. Essas crianças geralmente desenvolvem a linguagem mais tarde e suas habilidades sociais são insuficientes. Além disso, rejeitam qualquer demonstração de carinho das pessoas ao seu redor.

Interesse excessivo por dispositivos eletrônicos
Alguns pais, para manter as crianças quietas e caladas, deixam que elas usem tablet, o celular, a televisão… Isso faz com que elas deixem a interação humana de lado e, com o tempo, isso vai acabar causando a dependência desses dispositivos.

Consequências da carência afetiva em crianças
Falta de confiança em relação a todas as pessoas, dificuldade para expressar sentimentos e problemas para controlá-los, problemas de atenção, ansiedade, dificuldade para controlar impulsos, com mudanças comportamentais e respostas agressivas, desenvolvimento deficitário da linguagem e de habilidades sociais.
Como consequência da carência afetiva, todos esses sintomas podem se manter presentes até a idade adulta. Quando as crianças forem adultas, isso vai fazer com que sejam pessoas dependentes, com poucas habilidades sociais e egocêntricas.

A carência afetiva influencia o desenvolvimento da personalidade, produz problemas de identidade e imaturidade emocional. No futuro, quando as crianças forem adultas, elas poderão ter dificuldades para estabelecer relacionamentos estáveis devido à desconfiança.