Quatro questões tributárias que todo empresário precisa saber

2015-04-10_190211

Fato é que, a “educação tributária” precisa ser disseminada urgentemente entre os empresários. Na coluna desta semana, irei abordar 4 pontos importantes que todo empresário deve saber ou deveria ter conhecimento. Por isso, se você conhece alguém que seja empreendedor, não deixe de mandar esse a nossa coluna desta semana para ele, pois com certeza irá ajuda-lo muito na sua empresa, ok?
Vamos lá então, na sequencia abaixo eu listarei e explicarei de forma resumida estes 4 itens que o empresário não pode abrir mão dentro de sua empresa, pelo menos não deveria, a não ser que o mesmo não queira que sua empresa vá bem, pois os 4 itens que serão listados na sequência, são partes primordiais para uma boa gestão da empresa e para que a mesma melhore e cresça/evolua cada vez mais.
•Guardar os seus documentos fiscais pelo prazo de 5 anos: isso é o que estabelece a legislação tributária. As empresas podem encontrar inúmeros softwares que fazem essa captura e guarda em nuvem.
•Acompanhar a entrega das suas declarações acessórias: se não souber como fazer, sugiro que solicite ao seu contador um cronograma do que deve ser entregue e que ele te envie mensalmente uma cópia dos recibos de transmissão.
•Fornecer treinamento aos funcionários responsáveis pela entrada do documento fiscal: é aqui onde muitos problemas tributários começam. Classificação errada da mercadoria, crédito indevido e por aí vai. Ter profissionais capacitados nesta etapa, é fundamental para evitar problemas com o fisco.
•Formação do preço: para formar o preço adequado, é necessário compreender quais tributos incidem na operação. O cálculo correto é, muitas vezes, um fator decisivo para ser competitivo no mercado.
Espero que tenho gostado das dicas e não se esqueçam se vocês têm um amigo empresário, ou aquilo amigo que está querendo empreender, não se esqueça de mandá-lo ler esta coluna, um grande abraço até a próxima semana.