Quatro por cento dos vacinados não retornaram para segunda dose em Bento

2015-04-10_190211

Segundo a Fiocruz, 11% dos brasileiros não completaram quadro vacinal contra Covid

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou que pelo menos 11% dos brasileiros já imunizados com a primeira dose das vacinas contra a covid-19 não retornam no tempo indicado para completar o esquema vacinal. De acordo com o levantamento, dos imunizados com a AstraZeneca, pelo menos 15% estão em atraso para a segunda dose. Já para o imunizante CoronaVac, o número é superior ao dobro, 33%. Para a vacina da Pfizer, o atraso é de apenas 1%.
Em Bento Gonçalves, 3.613 pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra a covid-19. O destaque neste levantamento é para aqueles que tomaram a CoronaVac, onde a taxa de atraso supera os 44% (1.758), seguidos da AstraZeneca, onde 1.810 pessoas não compareceram (7,9% em atraso) e, por fim, da Pfizer, 0,3%, ou seja, 45 pessoas.
A Fiocruz ressalta que a vacinação com o imunizante da Pfizer começou apenas em maio e que a quantidade de indivíduos em possível atraso ainda é pequena. De acordo com a Fiocruz, por serem atualizados semanalmente, os percentuais podem sofrer alterações, conforme o andamento da imunização vai ocorrendo nas cidades.
No Rio Grande do Sul, a taxa de atraso para completar o esquema vacinal mostra que pelo menos 122,8 mil gaúchos imunizados com a AstraZeneca ainda não receberam a segunda dose, o que representa 8,7%. Já para aqueles que tomaram a CoronaVac, o índice chega a 32,4% de atraso, ou seja, mais de 123,7 mil pessoas. Para o imunizante da Pfizer, a taxa de atraso é de meio ponto percentual, o que representa 8,4 mil pessoas.