Quase metade da população de Bento está com esquema vacinal completo contra Covid

2015-04-10_190211

No RS, mais de 50% das pessoas já tomaram as duas doses, ou dose única, da vacina

O Rio Grande do Sul aplicou duas doses em 54% da população do estado, segundo dados desta quarta-feira (13). Alguns municípios conseguiram coberturas ainda mais altas: 67 das 497 cidades atingiram 70% de toda a população com esquema completo, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) – o equivalente a 13% de todas as cidades em solo gaúcho.

Entre municípios acima dos 100 mil habitantes, onde a vacinação costuma ser mais demorada, Porto Alegre tem o melhor desempenho, conforme o governo do Estado – 57% de todos os habitantes com duas doses. Em Bento Gonçalves, de acordo com a SES, 72,5% da população já tomou a primeira dose e 46,1% está com o esquema vacinal completo.

Porém, a alta cobertura vacinal no Rio Grande do Sul, contudo, deve ser entendida como sinal de que há uma luz no fim do túnel, e não para liberar geral, dizem analistas. Como o futuro é construído agora, é preciso manter o uso de máscaras, buscar locais ao ar livre para interagir e evitar aglomerações para alcançar o controle da epidemia nos próximos meses.

As estatísticas do governo do Estado mostram que a melhor cobertura é em Engenho Velho, única cidade gaúcha que já vacinou 100% da população com duas doses. O pequeno município de 932 habitantes fica na Região Norte.