Quarto desativado pode virar uma sala de cinema

2015-04-10_190211

Nada melhor do que assistir a um filme naquele dia de chuva ou depois do expediente. Melhor ainda é quando se opta pelo escurinho do cinema. Mas todos sabemos que os preços para assistir a um filme nas telonas está bem salgado, então uma opção é montar um cinema em casa. Ok, não será possível ver aquela novidade lançada há pouco, mas servirá como espaço para maratonas de séries e filmes que já estão nas locadoras, canais a cabo e serviços de streaming. A dica é pegar aquele quarto desativado, que serve para guardar bagunça ou até mesmo a sala e fazer a transformação.

Iluminação
O ideal é assistir filmes no escuro, porém, é necessário que o cômodo escolhido tenha pelo menos uma janela, pois um ambiente necessita de luz e ventilação natural para manter uma boa condição térmica e ainda não proliferar fungos e bactérias. A dica é usar cortinas black-out para assistir filmes durante o dia. Uma ótima ideia é ainda colocar alguns spots de led em seu cinema, essa iluminação ambiente causa uma sensação mais aconchegante e harmoniosa ao local. Para propor essa sensação utilize led’s branco quente, com temperatura entre 2600 Kelvin a 3500 Kelvin.

Tela
No que diz respeito a telas, existem diferentes opções, como: HDTV, FULL HD, 4K, 3D entre outras, e também existem os retroprojetores, que para esse tipo de ambiente é o mais recomendado e pode até sair mais em conta. Caso você escolha o retroprojetor, irá precisar de uma tela de projeção, e essa é uma das grandes vantagens, você pode escolher uma tela de projeção bem grande, isso irá proporcionar uma sensação incrível para sua sala de cinema. Para não exagerar no tamanho, leve em consideração a proporção do espaço. A tela deve ser posicionada sempre no centro.

Áudio
O sistema ideal para compor o áudio do seu cinema é o som surround, que é o conceito da expansão da imagem do som a três dimensões. O Surround recria um ambiente mais realista de áudio, presente nos sistemas de som de cinemas, teatros, entretenimento em casa, vídeos, jogos de computador, dentre outros.
Existem diferentes potências de som entre esse sistema, o que você deve levar em consideração antes de escolher qual a potência ideal é o tamanho da sua sala de cinema, se você escolheu fazer um cinema mais amplo e completo o ideal é optar por um sistema de som surround 7.1, agora se você escolheu uma sala mais compacta o sistema 5.1 é o suficiente. Um sistema 7.1 é composto por 7 auto-falantes e 1 subwoofer. O mesmo se aplica para o sistema 5.1.

Poltrona e sofás
Escolher os assentos ideais é muito importante. Eles precisam ser, antes de tudo, aconchegantes e acolhedores. Você pode optar por Poltronas, sofás e puff’s.