Quanto mais aparência, mais carência

2015-04-10_190211

“ Diga-me do que você se vangloria e eu direi o que está faltando” , diz um ditado popular que alguns têm condenado ao ostracismo por verdades incômodas.

Prisioneiros da ditadura da aparência, vítimas de uma sociedade de consumo em que quanto mais se tem, mais se é, é fácil cair no erro de se preocupar muito em dar uma imagem social de sucesso e felicidade, esquecendo-se do nosso verdadeiro bem-estar.
Seduzidos pelo canto de sereia das redes sociais, que nos prometem uma identidade virtual de sucesso e impecável, podemos chegar a priorizar tanto nossa imagem social que o “eu” acaba sendo um ator secundário, relegado a segundo plano, onde definha no insatisfação com o que poderia ter sido, mas não foi.

Complexo Eróstrato:
Especialistas na
arte de fingir
Foi no ano 356 aC. Em uma noite quente sem lua, um homem chamado Erostratus se esgueirou em um templo, agarrou uma lamparina e a trouxe para perto do pano que envolvia a estátua de Ártemis para incendiá-la. Assim, ele destruiu o templo de Artemis, uma das sete maravilhas do mundo antigo.
Sua mão se moveu motivada pela fama. Ele não tinha outro propósito a não ser passar para a posteridade. Hoje o “complexo Eróstrato” é utilizado para indicar aquelas pessoas que buscam se destacar a todo custo, que querem se diferenciar e ser o centro das atenções, mas ao invés de desenvolverem suas qualidades e habilidades para realmente agregar valor, destroem ou constroem um personalidade ficcional.
Pessoas que priorizam as aparências não desenvolveram totalmente todas as facetas de seu “eu” e precisam recorrer a um personagem fictício para fazer os outros acreditarem – ou afirmarem-se na crença – que são bem-sucedidos e importantes. Para atingir seu objetivo, não hesitam em inventar ou decorar excessivamente situações de todo tipo que lhes permitam transmitir a ideia de que levam uma vida feliz e bem-sucedida.
Essas pessoas ostentam seus bens materiais sem vergonha e, muitas vezes, também se gabam de seus relacionamentos românticos, já que para elas são mais uma conquista. Eles nunca têm problemas, sua vida é simplesmente perfeita. Na verdade, às vezes eles chegam a acreditar tanto no caráter que construíram que, embora a vida esteja desmoronando ao redor deles como o frágil castelo de cartas que é, eles se recusam a reconhecê-lo.

De onde vem o
desejo de fingir o
que não somos?
Na base das aparências está uma necessidade profunda de ser aceito e amado, bem como de sentir que somos importantes. Quando somos jovens, percebemos que os “bons comportamentos” são recompensados ​​na forma de afeto e aceitação, por isso começamos a nos adaptar ao ambiente para obter a aprovação de que precisamos.
Na idade adulta, essa resposta adaptativa pode se desenvolver em um padrão neurótico. A pessoa que vive das aparências depende quase inteiramente da opinião dos outros, por isso constrói uma imagem fictícia com a qual tenta obter a aceitação de que necessita.
O problema é que em muitos casos ele acaba se identificando com aquela imagem. O que era inicialmente uma resposta de sobrevivência, acaba se tornando uma superadaptação e a pessoa decide e age buscando a aprovação dos outros, esquecendo-se de si mesma. Ela se esquece de construir uma vida que a faça se sentir bem, de criar uma vida que pareça boa por fora.
No fundo, essa busca de aprovação esconde um medo profundo de ser rejeitado e perder o afeto. Essas pessoas pensam que se se mostrarem como são, se forem autênticas, os outros não as aceitarão. Isso significa que eles não aceitam algumas de suas características, mas em vez de empreender um trabalho interno para mudá-las, simplesmente decidem escondê-las. Portanto, cada aparência é o reflexo de uma falta, de uma meta frustrada e / ou de uma rejeição interior.

Quem vive para fingir
esquece de viver
Pessoas que vivem para fingir não desenvolveram uma boa autoconsciência, não têm uma autoestima forte, mas são emocionalmente dependentes da valoração dos outros. Isso os leva a perder o vínculo consigo mesmos, não conseguirem identificar as próprias necessidades e perder de vista os objetivos de vida, pois seu objetivo se limita a buscar a aprovação construindo uma máscara atrás da qual se esconder.
Como disse o escritor francês La Rochefoucauld: ” Estamos tão acostumados a nos vestirmos para os outros que no fim nos vestimos para nós mesmos .” Na verdade, é comum essas pessoas ficarem presas na máscara que construíram, vítimas da superficialidade e das aparências, incapazes de estabelecer relações sólidas e profundas, pois estão sempre escondendo o seu verdadeiro “eu” e se relacionam através de um personalidade de maquiagem.
Por outro lado, manter essa imagem de perfeição geralmente não é fácil. Já disse Karl Kraus: “ fingir tem mais letras do que ser ”. A pessoa que deseja ser fiel ao caráter que construiu tem que se submeter a um controle e supervisão constantes e rígidos, para sofrer uma grande pressão autoinfligida que pode explodir a qualquer momento. E isso não é felicidade. Na verdade, é a coisa mais distante da felicidade que você deseja que apareça.
Dessa forma, quanto mais tentamos aparecer, mais longe estaremos de alcançar o que aparentamos ser. É um duplo empate psicológico porque quanto mais nos preocupamos em parecer felizes, menos tempo teremos para tentar descobrir o que nos torna realmente felizes.

Como escapar
das aparências
na sociedade das
aparências?
Não podemos negar que existe pressão social e que todos gostamos de ser aceitos. No entanto, devemos presumir que nem todos aprovarão a forma como vivemos ou o que pensamos. E isso não significa que tenhamos menos valor, significa simplesmente que somos únicos. A busca por aceitação e adaptação termina onde começa a corroer nossa identidade, empurrando-nos a nos tornarmos algo que não somos.
*Adaptado de Rincón de la Psicología