Quanto feriados ainda restam?

2015-04-10_190211
Projeto de Lei, que tramita no Congresso, pretende transformar em feriado nacional os dias 5 e 6 de julho de 2021. Foto: Reprodução

Projeto que tramita no Congresso pode trazer feriadão turístico para o começo de julho

Pandemia, crise econômica, isolamento. Somando todas as catástrofes que moldaram 2020 e o primeiro semestre desse ano, parece que os dias estão mais longos que o normal. O ano de 2021 já tinha chegado carregado de boas novas: além da vacinação, eram programados nove feriados nacionais que cairiam em dias úteis, além de três pontos facultativos. Mas, nem é necessário dizer que o proveito dessas folgas, até aqui, não foi o dos melhores.

Na tentativa de recuperar o tempo perdido, tramitam na Câmara dos Deputados diversos projetos de lei para criação ou incentivo de feriados. O mais entusiasta é o PL 5129/20, que tramita no Congresso e pretende transformar em feriado nacional os dias 5 e 6 de julho de 2021 (segunda e terça-feira) e tornar o dia 3 de julho de 2021 (um sábado) em ponto facultativo.

A ideia, segundo o autor da proposta, deputado federal Luiz Antônio Teixeira Jr. (PP-RJ), é estimular os setores ligados ao turismo – um dos ramos mais prejudicados pela pandemia.

Por outro lado, há também quem não seja tão fã dos dias de descanso. Foram anexados ao PL 3797/19, de autoria do agora senador Dário Berger (MDB/SC) e em trâmite desde 2016, diversos novos projetos sobre a suspensão ou remanejamento de feriados. Em suma, o projeto defende que as datas sejam comemoradas por antecipação na segunda-feira, para evitar emendas maiores – com exceção dos que caírem aos sábados e domingos.

Enquanto tudo isso é decidido na Câmara, você pode torcer para que a pandemia permita o que quer fazer nos feriados, que ainda restam, se orientando por este calendário:

JUNHO
3 (quinta-feira) – Corpus Christi, ponto facultativo no Brasil, embora seja feriado em várias cidades brasileiras.
SETEMBRO
7 (terça-feira) – Independência do Brasil
OUTUBRO
12 (terça-feira) – Nossa Senhora Aparecida
NOVEMBRO
2 (terça-feira) – Finados
15 (segunda-feira) – Proclamação da República
20 (sábado) – Dia da Consciência Negra, feriado em ao menos 1.045 municípios do Brasil.
DEZEMBRO
25 (sábado) – Natal