Quando vender a imagem é mais importante do que ser a imagem

2015-04-10_190211

Quando o contribuinte, cansado de sentir medo de ser assaltado, invadido e ameaçado, pede socorro “às autoridades” e a tal autoridade não tem respostas, a situação é complicada.
Este é Brasil de hoje: contribuinte, que não é contribuinte, é refém!
O caso dos moradores do bairro Progresso não é diferente de qualquer outro bairro, mais ou menos afastado do centro da cidade. Todos estão à mercê da delinquência que assola este país de salários minguados e pingados de servidores de carreira. O Progresso é só um exemplo que colocamos à mostra nesta edição, nas páginas 04 e 05. Um exemplo também da falta de atuação da gestão municipal, justamente onde os moradores foram buscar refúgio. Mas não é a desaparelhada Secretaria de Segurança Municipal que poderá ajudar com a promessa “futura” de câmeras de videomonitoramento. As câmeras prometidas pelo secretário Marinho vão ser monitoradas por policiais militares, que recebem pouco e nãos pingados e fazem das tripas coração para poder atender à população. Os mesmos policiais militares que o Secretário Marinho estufou o peito e revelou que vão fazer ronda extra – sem o conhecimento oficial de seu comandante -, só porque moram no bairro.
Mas, a realidade é que a prefeitura poderia, sim, auxiliar, se tivesse políticas públicas de monitoramento e reassentamento de população de área invadida, ao invés de prometer o que não é de sua alçada. Poderia oferecer mais vagas nas creches do bairro para que as mães pudessem ter acesso ao trabalho, poderia oferecer programas de capacitação através da Secretaria de Desenvolvimento, podendo dar acesso a mais pessoas ao emprego digno, entre tantos outras ações que vários órgãos públicos municipais estão dotados e aparelhados para oferecer.
No entanto esta não é a prioridade. A prioridade é não continuar obras alheias, não reverenciar mortos. Assim continuamos gastando sem necessidade com o aluguel altíssimo de uma biblioteca pública, mal aparelhada, que é motivo de reportagem na página 08 e 09 desta edição.
Mas os olhos e atenções hoje estavam voltados para a posse do novo secretário de turismo, que é um publicitário, e saberá vender bem a imagem desta cidade que se esfacela diante dos olhos dos moradores e turistas.