Quando o sol voltará?

2015-04-10_190211

Depois de uma semana instável, com neblina, frio e pancadas de chuvas o final de semana promete ser um pouco mais agradável

No sábado, uma massa de ar polar mais forte ingressa e seria precedida por pouca ou nenhuma chuva. Este ar polar vai garantir muitos dias com tempo firme, seco e sol. Assim, como parou de chover na última quinta-feira, só volta a chover na metade da próxima semana com uma nova frente fria.

Vento destrutivo – “downburst”
Não é só tornado e ciclone que provoca vento destrutivo. Foi o que se viu na quinta-feira no Rio Grande do Sul e as imagens impressionam.

Temporais intensos atingiram na manhã de ontem (16) cidades do Noroeste do Estado e os estragos foram grandes em algumas. O fenômeno responsável pelos danos na maior parte das localidades que tiveram prejuízos maiores chama-se downburst ou micro-explosão em Português.

O que é isso? São correntes de vento violentas e descendentes que ao alcançar a superfície se espalham de forma radial, produzindo estragos. A força do vento neste tipo de fenômeno pode provocar danos comparáveis ao de um tornado com rajadas em alguns casos tão fortes quanto 150 km/h ou mais.

Ontem, estações registraram 96 km/h no aeroporto de Santo Ângelo e de 91 km/h em Caibaté, mas nos locais em que se produziram estas correntes descendentes de vento violenta o vento com facilidade superou a marca dos 100 km/h. Veja este vídeo gravado ontem que mostra com clareza a ocorrência de um downburst e como o vento pode ser muito intenso e destrutivo neste tipo de fenômeno.

Tempestades severas provocaram estragos ontem na região das Missões, no Noroeste do Estado. Houve danos em diversas localidades. Entre as cidades mais atingidas pelos temporais com vento forte e granizo estiveram Santo Ângelo, Entre-Ijuís e Caibaté. O vento teve força destrutiva em alguns pontos com queda de árvores, postes, colapso de estruturas .

Fonte Metsul