Quando dar o primeiro banho no filhote?

2015-04-10_190211
Especialistas recomendam que cachorros tomem banho apenas depois dos 2 ou 3 meses de vida

Ao adotar um filhote, ele já chega e muda toda a rotina, não é mesmo? E, junto com toda a alegria de receber o pequeno, diversas preocupações aparecem também. O que dar de comer? Qual a quantidade? Será que ele está confortável? Posso dar banho em filhotes?
Sim, uma das principais dúvidas de novos tutores de cães e gatos é em relação ao banho: quando podemos banhar o filhote? Com que frequência? Quais cuidados devem ser tomados?

Pode dar banho em cachorro filhote?
É comum que o filhote de cachorro chegue em casa sujo depois de um tempo convivendo com a mãe e os irmãozinhos e tudo o que você quer é dar banho imediatamente, certo? É importante que alguns cuidados sejam tomados durante essa primeira higienização.
Antes de tudo: quanto tempo seu filhote tem? Especialistas recomendam que cachorros tomem banho apenas depois dos 2 ou 3 meses de vida, uma vez que, antes disso, os filhotes ainda são muito sensíveis em relação a possíveis choques térmicos com a temperatura da água, a umidade entre os pelos e, até mesmo, o estresse causado por essa experiência nova na vida deles.
Para higienizar seu filhote, portanto, evite um banho completo e opte por lenços umedecidos, retirando cuidadosamente a sujeira acumulada e reduzindo o mau cheiro.
Passado este período, é interessante que o primeiro banho seja dado em casa, ao redor da família e em um ambiente tranquilo, com as pessoas que o filhote já conhece e confia.
Esse, possivelmente, será o primeiro contato direto dele com a água e, por isso, se sentir seguro é uma boa maneira de associar a experiência a um momento agradável e prazeroso.
Opte por banho em pet shop depois que o calendário de vacinação for concluído e, também, quando ele já estiver acostumado a prática.

Cuidados com o cachorrinho na hora do banho
Cuidado com a temperatura da água: não pode estar muito gelada ou muito quente;
Nada de usar o seu shampoo no filhote! Use apenas produtos de higiene para cachorros;
Não jogue água diretamente na cabeça do cão. Água dentro da orelha e nariz pode ser muito perigoso e seu pet certamente se assustará. Para limpar estas regiões, utilize uma toalha úmida;
Seja gentil, não vá rápido demais e tenha atenção à reação do cachorro. Alguns se acostumam de primeira, enquanto outros podem ficar estressados;
Em caso de muito estresse, interrompa o banho, acalme o pet e tente novamente um outro dia;
Aproveite o momento do banho para limpar os ouvidos (sem ir fundo demais no canal auditivo) e escovar os dentes do cachorro (sempre com escova e creme dental específicos para cães),
Banho de menos não é bom, mas o excesso também faz mal! A frequência ideal para cães de pelo curto é de 15 dias no verão e 30 dias no inverno. Já para animais de pelo longo, 15 dias em qualquer época.

Com quanto tempo pode dar banho em filhote de gato?
Alguns dizem que é mito, mas gatos realmente dão conta da própria higiene básica e preferem que seus tutores não interfiram nesta parte.
A língua felina é coberta de pequenas pontinhas (chamadas espículas) que removem os resíduos do corpo e ajudam a espalhar a oleosidade, por isso o famoso “banho de gato” é tão eficaz.
Não são todos, mas grande parte dos felinos se estressa muito em contato com a água, tornando a experiência do banho traumática tanto para eles, quanto para os tutores.
Por conta disso, os banhos em gatos devem ser realizados a cada três meses ou em situações específicas em que o felino tenha de sujado muito.
Banho com frequência somente com a prescrição veterinária, combinado? Já a recomendação de com quanto tempo pode dar banho em filhote felino, é recomendado que seja após seis meses de vida. Qualquer dúvida, procure o médico-veterinário responsável pela saúde do seu pequeno.

Cuidados com seu felino na hora do banho
Gatos tendem a ser ariscos neste momento, por isso, tenha calma. O primeiro contato com a água pode ser através de uma esponja ou uma toalha úmida, passando pelo corpo do felino cuidadosamente para que ele se acostume com a sensação;
A temperatura da água deve ser ambiente. Água quente faz mal e gelada também;
Utilize uma vasilha para jogar água no gato, sempre devagar e com carinho;
Não segure o seu gato pelo pescoço, nem utilize coleira de contenção para banhá-lo. Estas são práticas muito estressantes para o animal e podem causar acidentes graves, como enforcamento;
Apenas utilize produtos de higiene específicos para felinos;
Dê carinho caso ele demonstre estresse e interrompa o banho se não conseguir acalmá-lo;
Caso tudo corra bem, aproveite para escovar os pelos, limpar os ouvidos e aparar as unhas do pet. Peça orientação de um especialista, que pode mostrar a você como realizar todos os procedimentos da melhor forma,
Dica extra: nunca apare os bigodes do seu felino! Eles servem para orientação no ambiente e comunicação com outros animais de sua espécie.
Importante: nunca use seu secador de cabelo (nem em filhotes, nem em adultos!) para evitar a umidade entre os pelos do seu pet! Isso pode causar graves queimaduras na pele do animal, além de muito estresse. Para enxugar um cão ou um gato, opte por uma toalha macia e, se possível, aquecida.