Qual o papel das cores em nossa vida?

2015-04-10_190211
Um ambiente decorado em tons de rosa transmite harmonia

As cores desempenham um papel muito importante em nosso dia-a-dia. Há estudos que comprovam os benefícios e malefícios de cada uma e que analisam o poder que elas têm de influenciar as atividades humanas. Cada cor tem um ou vários efeitos.
Vermelho
É a mais chamativa e vibrante das cores. Tem a capacidade de estimular a glândula suprarrenal e os neurônios. É o tom ideal para quando vamos passear ou fazer exercícios, porque é estimulante. A cor também é sinônimo do amor. Pesquisas mostram que homens se sentem mais atraídos por mulheres vestidas de vermelho. Porém, o excesso da cor causa estresse, frustração e até raiva.
Amarelo
Lembra a luz e o calor do sol, por isso o amarelo é um potente antidepressivo. Na presença do tom, o corpo libera uma substância química chamada serotonina, relacionada com a felicidade e o bem estar. Ainda, esta cor ajuda na concentração e faz com que o sistema nervoso se desperte.
Azul
Estudos indicam que o azul projeta a criatividade da mente. A cor tem efeito calmante, mas sua longa exposição é negativa, e causa tristeza e depressão. Nosso cérebro considera materiais de cor azul como mais leves, e por isso, em várias academias, os alteres são dessa cor. Não é um tom muito presente nas comidas, já que se relaciona a algo tóxico e pode causar perda de apetite.
Preto
O preto significa autoridade, poder, inteligência e conhecimento. Na moda, se associa ao estilo e ajuda a afinar a silhueta.
Branco
O tom mais neutro que existe é sinônimo de pureza e limpeza. Demonstra esterilidade e, ao mesmo tempo, sofisticação. Além disso, tem um efeito calmante e traz muita luz para os cômodos.
Verde
O verde é a cor da natureza e é a bastante usada para decorar os interiores dos apartamentos e casas. A cor tem efeito calmante e relaxante para os olhos, alivia o estresse e ativa a atenção. Por isso em muitas escolas a lousa é dessa cor. Pesquisas analisam que os clientes costumam passar mais tempo em lojas com muito verde do que naquelas onde prevalecem outras cores.
Rosa
Uma música popular francesa é “la vie en rose”, que fala sobre passar a ver a vida de modo mais leve, romântico. Isso porquê o rosa é a cor mais feminina que existe, e está associada à tranquilidade, reduzindo a raiva e ansiedade. Algumas prisões pintam seus ambientes comuns desta cor para tranquilizar os prisioneiros.
Roxo
O roxo é a cor dos imperadores, reis, por isso é associada ao luxo e à sofisticação. Permite desenvolver pensamentos profundos e a espiritualidade. Também foi demonstrado que o roxo ajuda a intensificar e melhorar a vida sexual, por isso é aconselhado para os quartos matrimoniais.
Laranja
Uma cor muito chamativa, com efeitos similares aos do amarelo. A cor de laranja estimula as atividades mentais e é muito bom para estudar e para aumentar o apetite.