Qual é o significado dos tapetes coloridos de Corpus Christi?

2015-04-10_190211

Saiba também  horários de missa e como doar alimentos

Os tapetes de Corpus Christi são homenagem à simbologia do sacramento da eucaristia. Logo, diversos ícones que fazem ligação com o tema como o cálice, a hóstia, o pão, o vinho e a figura de Nossa Senhora, são representados nas imagens feitas com serragem.

O significado do tapete

Seu sentido é de honrar a devoção à Santíssima Eucaristia, homenageando Nosso Senhor Jesus Cristo com a produção do caminho pelo qual ele passará, conduzido pelo bispo ou sacerdote no ostensório, fazendo memória, também, da multidão que estendia ramos e mantos para que Jesus passasse em sua entrada em Jerusalém na Semana Santa.

O primeiro a passar sobre o tapete é o bispo ou padre que porta Jesus Eucarístico e somente depois outras pessoas podem pisar. Tanto é que, na procissão de entrada da Missa, todos aqueles que a compõe, passam nas laterais do tapete, reservando-o para Jesus que passará na procissão ao final da Celebração.

Missa

Paróquia Santo Antônio, serão duas Missas: às 15h, que será campal, seguida de procissão, em frente ao Santuário Santo Antônio e às 18h.

 Tapetes

Desde às 07h, leigos e leigas de diversas equipes, comunidades, pastorais e movimentos da Paróquia estarão envolvidos na confecção dos tapetes decorativos, que serão retomados depois de dois anos. Serão 43 painéis tendo como matéria-prima a serragem que foi tingida no sábado, 11 de junho. As peças estarão dispostas pelas duas faixas da direita da rua Marechal Deodoro, desde a esquina com a Rua Júlio de Castilhos, até o Santuário Santo Antônio.

Procissão

A procissão com o Santíssimo Sacramento terá início em frente ao Santuário, segue pelas ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio. Ao final, será realizada a bênção com o Santíssimo

 

Doação

O gesto solidário de todas as paróquias da Diocese será a coleta de alimentos não perecíveis, agasalhos e cobertores. Voluntários da Casa Pão dos Pobres e do Bazar Santo Antônio estarão recebendo as doações trazidas pela comunidade.

Programação

07h – Início da montagem dos tapetes de serragem na rua Marechal Deodoro

 

15h – Missa Campal, em frente ao Santuário Santo Antônio

 

16h – Procissão com o Santíssimo Sacramento (ruas General Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco e Cândido Costa, retornando pela Marechal Deodoro, até o Santuário Santo Antônio) e bênção com o Santíssimo

 

18h – Missa no Santuário Santo Antônio