Qual a diferença entre maquiagem orgânica, vegana, natural e cruelty free

2015-04-10_190211
É sempre importante lembrar que não é porque o produto é sustentável que o corpo está livre de reações alérgicas

Todos esses conceitos parecem significar a mesma coisa, mas apesar de serem muito próximos, são bem diferentes. Nem todo cosmético orgânico é vegano, por exemplo. Assim como muitos considerados cruelty free não são 100% naturais. Uma coisa é certa: a maquiagem sustentável está em alta.

Orgânica
Pelo menos 95% de matérias-primas naturais e puras em relação a quantidade total de ingredientes naturais utilizados na composição. Pode conter componentes de origem animal, como cera de abelha. Usando maquiagem orgânica, a pele absorve apenas produtos naturais, ricos em vitaminas, minerais e óleos, sem contato com agrotóxicos, hormônios ou conservantes. Ou seja, além do efeito estético, a maquiagem orgânica ainda agrega propriedades nutritivas e antioxidantes

Vegana
Não utiliza ingredientes de origem animal como mel, leite e gordura bovina e também não realiza testes em animais, mas pode conter componentes sintéticos.

Natural
Uma formula com 95% de ingredientes naturais e 5% de ingredientes orgânicos, livre de parabenos, sulfatos e corantes. A maioria das marcas não testa em animais, mas algumas usam matéria-prima animal, como a cera de abelha.

Cruelty free
“Livre de crueldade”, significa que não foram testados em animais.

É sempre importante lembrar que não é porque o produto é sustentável que o corpo está livre de reações alérgicas.
Também não acredite nessa história de que pode dormir tranquilamente com a maquiagem natura/vegana. É verdade que essa maquiagem não vai fazer o mal que a maquiagem convencional faz, mas a maquiagem acaba absorvendo todo o suor e os resíduos de poluição e fará mal aos poros do mesmo jeito.