Qual a diferença entre hidratação, nutrição e reconstrução?

2015-04-10_190211

Assim como o corpo, nossos cabelos também precisam de nutrientes para ficarem bonitos, saudáveis e fortes. Para isso eles devem passar periodicamente por procedimentos hidratantes, nutritivos ou reconstrutores. Parece tudo a mesma coisa, mas não é. Cada um desses processos possui uma finalidade e é responsável em recuperar um tipo de problema capilar.
Tanto a hidratação, como a nutrição e a reconstrução podem ser feitas em casa e nem sempre é preciso investir em produtos caros para ter um bom resultado.
Estes 3 procedimentos podem ser feitos por todos os tipos de cabelos: crespos, lisos, afros… A diferença está na análise do sestado, ou seja, se o cabelo está quebradiço, rebelde, com frizz ou outro tipo de probleminha. Do que o seu cabelo precisa?

Hidratação
Nada mais é do que a reposição de água. O cabelo desidratado é resultado da exposição dos fios ao cloro da água, ao sol, à poluição e, claro, às químicas.
A hidratação é ideal para cabelos sem brilho, sem balanço e sem vida. Como resultado, se tem cabelos macios, maleáveis e brilhosos.
Componentes hidratantes: glicerina, babosa, silicones, mel, vitaminas, d-pantenol e extratos vegetais.

Nutrição ou umectação
Repõe os lipídios, que são a oleosidade natural dos fios. Recupera o brilho, é ideal para as pontas duplas e ainda sela a hidratação. O resultado são cabelos fortes, saudáveis e sem frizz.
Componentes hidratantes: óleos vegetais (argan, macadâmia, amêndoas, semente de uva, coco e linhaça), manteigas vegetais (karitê, cacau, cupuaçu e abacate), ceramidas, tutano vegetal ou animal.

Reconstrução
É a reposição de massa, queratina, proteína e aminoácidos, que são perdidos gradativamente após procedimentos químicos. Também é conhecido como botox capilar.
A reconstrução é ideal para cabelos frágeis, elásticos e quebradiços e traz como resultado cabelos fortes, brilhosos, encorpados, protegidos e sedosos.
A reconstrução pode deixar os fios com aspecto rígido. Neste caso, uma hidratação em seguida os deixará mais sedosos.
Componentes hidratantes: queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteína hidrolisada do trigo, do milho e aminoácidos.