Quais são as regras para piscinas de clubes na quarentena?

2015-04-10_190211

Prefeituras informam que não fazem fiscalização específica, mas, até o momento não houve denúncias

O estereótipo de verão remete a férias, mar, areia, família, amigos e muito mais. Podemos resumir em praia e descanso. Mas, nem todo mundo tem o privilégio de estar, durante toda temporada mais quente do ano, no litoral. Muitas pessoas sequer saem da cidade. Dessa forma, naqueles dias de abafamento e calor ‘quase insuportável’ todos recorrer as piscinas. Alguns às possuem no quintal de casa, no sítio, na casa do amigo, mas a grande maioria recorre a clubes e associações. E nesse momento de pandemia, como se refrescar no verão? As piscinas estão abertas?
Muita gente não sabe, mas os clubes de Bento Gonçalves podem abrir as piscinas recreativas aos seus associados, claro, respeitando as regras e protocolos estabelecidos pelo Distanciamento Controlado do governo do estado e portarias da Secretaria Estadual da Saúde.

Mas quais são
os protocolos?
O município segue protocolos estabelecidos pelo Estado, por exemplo, nessa semana na cor laranja. Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Milena Bassani, a pasta é responsável pelas orientações aos clubes para cumprimento de protocolos. “Existem protocolos a serem respeitados, tanto do Governo do Estado como da SES. Cabe aos clubes respeitarem as ações de combate a pandemia. Toda semana na sexta-feira sai a cor estabelecida para a nossa região, condição que começa a vigorar sempre nas segundas-feiras”, orienta Milena.

Protoloco cor laranja
para clubes sociais,
esportivos e
similares
Para equipamentos, espreguiçadeiras, brinquedos infantis: distanciamento mínimo de 4m e higienização constante com álcool 70% ou solução sanitizante similar;
Área de piscinas e águas, saunas, academias, quadras etc.: conforme protocolo de “Serviços de educação física (academias, centros de treinamento, estúdios e similares)”, “Serviços de educação física em piscina (aberta ou fechada)” e Portaria SES nº 582 e alterações;
Eventos: conforme protocolos de “Eventos sociais e de entretenimento em ambiente aberto ou fechado” e Portaria SES nº 617.
Portaria nº 582 da Secretaria Estadual da Saúde define que: os prestadores de serviços e os estabelecimentos de atividades de condicionamento físico ou atividades de ensino esportivos em piscina, com ou sem cobertura, devem respeitar o distanciamento de usuário por raia ou, no máximo, um usuário para cada 10 metros quadrados da área útil de piscina para atividades sem raia.
O limite de usuários deverá ser delimitado pelo distanciamento físico, usando como referência a metragem das áreas comuns obrigatórias para uso da piscina. O número máximo de usuários é: um praticante a cada seis metros quadrados, durante a bandeira amarela; um praticante a cada 10 metros quadrados, durante a bandeira laranja; um praticante a cada 16 metros quadrados na bandeira vermelha.
Fiscalização
Vale ressaltar que os clubes e associações com piscinas ou sedes campestres são consideradas áreas públicas, passíveis de fiscalização. A Secretaria de Segurança de Bento Gonçalves informou que, até o momento, não houve denúncias de não cumprimento de protocolos sanitários no município, por parte dos clubes. A fiscalização, na cidade, segue o mesmo regramento para outros setores. Quando há denúncia, os agentes fiscalizatórios realizam averiguações.

Clubes
Um dos clubes mais tradicionais de Bento Gonçalves, a Sociedade União São Francisco América (Susfa), está com sua sede campestre em pleno funcionamento. Segundo seu presidente, Eduardo Belatto, a movimentação no local teve uma queda considerável nesse verão. “Sempre os sócios que vem apenas para o verão, mas, esse ano é bastante perceptível a diminuição de público. O que é natural já que muitos estão com medo da pandemia”, comenta.
Segundo o presidente, o Susfa tem cumprido todas as regras sanitárias impostas pelas normativas do governo. “Estamos seguindo todas as normas, disponibilizando EPIs e fazendo o máximo para que associados tem seus momentos de lazer com segurança”, disse Belatto.
O problema da pandemia tem afetado esses locais que, tradicionalmente, são para diversão em família e amigos. O público diminuto desse verão não deixa apenas o lugar, que ficava lotado aos finais de semana, menos festivo, afeta também a parte financeira dos clubes. O presidente afirma que os associados são boa parte da renda do clube. “As principais receitas são das mensalidade e eventos que o clube realiza ao longo do ano. No Susfa, nossos associados têm pagado as mensalidades, o que nos ajuda muito, então nessa parte não temos problemas”, analisa.
Segundo Belatto, a grande dificuldade é no setor de eventos. “Aí sim, os eventos são os grandes financiadores do clube. Se os eventos não normalizarem nos próximos meses, as finanças ficarão complicadas e, então, precisaríamos recorrer a empréstimos bancários ou outros financiamentos o que seria péssimo para nós”, finaliza.
Outro clube de Bento Gonçalves que possui sede campestre em outro município é o Botafogo. As piscinas do clube estão localizadas na Garibaldina, em Garibaldi. A Secretaria de Esportes do município, afirmou que até o momento não houve fiscalização, mas que já há força tarefa montada para fiscalizar, de forma educativa, as associações e clubes aquáticos da cidade.
Portanto, está com calor? Vai para o seu clube preferido! Vá, se divirta, se refresque, mas não esqueça as orientações de segurança sanitária básicas nessa pandemia: mantenha distancia, higienize as mãos, use mascara, ‘se não estiver na piscina é claro’, tenha cuidado com você, sua família e seus amigos. Afinal, esse não será o último verão da sua vida. Cuide-se!