Quais os problemas que seu pet pode ter por prender o xixi por muito tempo?

2015-04-10_190211

É muito desconfortável para eles e pode gerar dor e até problemas fisiológicos

Sabe aqueles cães que ficam a segurar urina o dia todo até chegar a hora que o seu dono chega do trabalho para poder leva-lo para passear na rua e finalmente ele poder se aliviar?
Então, são exatamente estes cães que podem sofrer com uma série de complicações, simplesmente por não poderem se aliviar em um espaço dentro de casa, onde eles não recebam uma bronca por isso.

Um cão, com a bexiga cheia constantemente, já que todos os dias é a mesma rotina, o que naturalmente vai acontecer com o tempo é:
Acúmulo de sedimentos urinários na bexiga, favorecendo o surgimento de cálculos urinários, tanto em rins, ureteres e na própria bexiga.

O fato do cão acumular a urina na bexiga, começa a causar um esforço renal desnecessário e constante, visto que é como se o cão estivesse obstruído por 12 horas, já que ele fica a segurar urina por este tempo.

Com isso, pode ocorrer o que se chama IRA, injúria renal aguda, no caso IRA pós-renal, já que o motivo da injúria seria por um fator causador de interrupção, o que gera o impedimento da passagem da urina formada pelas vias urinárias. Isso eleva a pressão no interior dos túbulos renais, causando uma interferência na filtração glomerular e assim, levando ao acúmulo de catabólitos no interior do organismo do animal.

Na IRA, as toxinas urêmicas na circulação no organismo podem se acumular rapidamente e causar um conjunto de alterações sistêmicas.
Então, se o seu cão está passando por isso constantemente, por mais que não seja uma obstrução total, já que em algum momento ele vai poder se aliviar, está levando gradualmente a uma injúria renal.

Como os rins têm uma grande capacidade de filtração, eles só vão começar a apresentar falhas que são detectáveis por exames de sangue, quando já estiverem com 75% do seu sistema de filtração comprometido.

Se você tem o hábito de levar o animal para passear duas vezes por dia e eles ficam em média 12 horas sem poder urinar, automaticamente você está causando, aos poucos, uma injúria renal que com o tempo, pode ir evoluindo e chegar a uma insuficiência renal crônica, onde não há mais volta, pois pelo menos 75% da capacidade renal de filtração já foi comprometida.
E ainda, o cão pode apresentar cistites recorrentes simplesmente pelo fato dele segurar urina por horas, todo os dias! Cistite, é algo que incomoda bastante na hora de urinar.

Atenção aos cães de pequeno porte
Os cães de pequeno porte são os que mais sofrem com isso, pois pelo fato de produzirem normalmente um menor volume de urina e consequentemente uma menor frequência de micção, acaba que eles são mais propensos a desenvolverem cálculos urinários, pois normalmente eles tendem a segurar urina por mais tempo. Com isso, seus donos acham que se acontecer de um dia eles forem passear apenas uma vez, não tem problema.

Algumas raças de cães de pequeno porte são mais propensas a desenvolver cálculos urinários, como os: Shih Tzu; Yorkshire; Schnauzer miniatura; Lhasa Apso; Bichon Frisé. Portanto, atenção redobrada com elas!!

Problemas em segurar urina
Por segurar urina por muito tempo, seu cão poderá apresentar os seguintes problemas: cistite ou mesmo cálculos urinários.

E os sintomas clássicos serão: aumento na frequência de urina (vai urinar várias vezes ao dia, pequenas quantidades); pode apresentar dor ao urinar, no caso da presença de cálculos; também poderá apresentar sangue na urina; poderá apresentar gotejamento urinário e por conta do desconforto e dor, poderá ficar lambendo a região genital com frequência.

E se por acaso ele tiver um local certo para fazer xixi dentro de casa, eventualmente acabará fazendo fora do local certo, simplesmente por não conseguir mais se segurar devido a dor.
E pensar que isso tudo pode acontecer simplesmente por que o seu cachorro não tem um lugar certo para fazer as necessidades dentro de casa. E obviamente, também não ter sido ensinado a fazer lá, já que não basta apenas colocar um tapete higiênico e esperar que ele saiba que é ali o local correto.