Quais os animais exóticos que são permitidos como pet?

2015-04-10_190211

Que a maioria das pessoas gosta de cachorros e gatos fofos e os escolhem como pets para terem como companhia em casa é verdade. Mas você sabia que aranhas, cobras, corujas e até mesmo iguanas também são animais que podem ser pets? É isso mesmo, aqui listamos alguns dos animais, pouco comuns, mas que com as devidas autorizações, é possível de ter em casa e torná-los seus melhores amigos.

Sagui
Este pequeno macaco é um dos animais exóticos mais comuns de se ter dentro de casa. Ele é muito pequeno -chega a 10 cm de altura, e se domesticado desde pequeno, vive tranquilamente com seu dono.

Chinchila
Esse roedor é muito fofo, e por mais que a sua criação para produção de pelagem ainda seja um problema, eles são animais que é possível ter em casa. São silenciosos, tem hábito noturno, ainda por cima dócil ainda e de fácil adaptação ao dono. Pesam 80 a 300 gramas, medindo 20 a 30 cm de altura e vivem cerca de quinze anos. ãõ animais que gostam de se exercitar, escalar e saltar, por isso, precisam de um espaço amplo.

Cacatua
Esse tipo de pássaro é um ótimo companheiro, mas também é muito carente: Precisam de atenção constante durante o dia, e caso se sintam deixadas de lado, se prepare para uma sinfonia durante a noite. Chegam 80 cm de altura e peso de 2 kg, além de viverem até os 70 anos, se bem cuidadas.

Furão
Por mais que muito fofinho e brincalhão, os furões, ou também popularmente conhecidos como fuinhas, são animais exigentes. Em função de serem nativos de localidades com climas temperados, portanto, não se sentem confortáveis, podendo até mesmo desenvolver problemas de saúde em locais muito quentes ou muito frios. Sua casa também deve estar preparada para a chegada deste animalzinho, pois eles tem muita energia para gastar e gostam de estar em constante movimento, se escondendo em qualquer cantinho possível.

Iguanas
Estes répteis são bastante comuns de se ter em casa, pois tendem a ser dóceis e de fácil manutenção. Contudo, um aspecto muito importante que requer cuidado é a temperatura do ambiente onde a iguana será instalada, pois isso influencia diretamente no bem estar desta espécie.

Tigre D’água
Esta espécie de tartaruga é bastante comum e bastante confundida com as tartarugas normais. Porém, por mais que sejam vendidos pequenos, podem crescer muito e precisar de diferentes espaços de acordo com cada fase do desenvolvimento. Prepare um bom espaço para o animal.

Coruja
As corujas, de acordo com cada espécie, são ótimas companhias e podem ser muito dóceis. Conhecidas como símbolo da sabedoria, estes animais são de fácil adaptação e se tornam muito leais ao dono.

Vale lembrar que aqui estamos falando de animais exóticos, que não comumente são adaptados e dóceis como cachorros e gatos. Portanto, se você pensa em adquirir um destes animais, é importante fazer uma boa pesquisa prévia para saber se conseguirá lidar com o animal e oferece tudo aquilo que ele necssita. Por fim, reenforçamos a necessidade de manter licenças e atualizações diretamente com os órgãos oficiais, como IBAMA.