Quais cuidados necesários depois da castração?

2015-04-10_190211

Castrar um cachorro é bastante saudável para o animal e também evita que ele procrie, já que os filhotes muitas vezes acabam ficando abandonados nas ruas. Porém, depois da castração de cachorro cuidados são necessários para que ele se recupere adequadamente. Muitas pessoas não sabem disso e não tomam os cuidados necessários com o animal, que pode ter sua recuperação prejudicada e até mesmo ficar doente, em alguns casos. Por isso, assim que tiver sido finalizada a castração de cachorro cuidados são muito importantes e devem ser seguidos à risca.

Como é a castração
A castração de cachorro é feita para que os machos e fêmeas não procriem mais. No caso dos machos, esse procedimento consiste na retirada de seus testículos, que são os órgãos responsáveis pela geração de fluido orgânico reprodutivo. Já nas fêmeas, retira-se os ovários, o útero e as trompas.A castração também é importante para diminuir o câncer de próstata, de útero e de ovários e de mama. A partir do momento que um cachorro ou cadela é castrado, eles também são menos sujeitos a fugir de casa ou brigar com outros cachorros, já que esses animais cruzam apenas para procriar, e não para satisfação ou por outras necessidades.

Cuidados obrigatórios
Como se trata de uma cirurgia e demanda cuidados especiais.Por isso, assim que tiver sido finalizada a castração de cachorro, para garantir uma boa recuperação dos animais, deve seguir alguns cuidados: Nos primeiros dias, o ideal é diminuir um pouco a quantidade de água e ração dada ao cachorro, já que ele terá acabado de passar por um procedimento cirúrgico e ainda estará em fase de recuperação. É bem provável que o veterinário recomende algum medicamento para o animal. É imprescindível seguir essas recomendações à risca, pois o medicamento é essencial para que o organismo do animal proporcione a melhor recuperação possível. Porém, caso o cachorro vomite ou apresente algum comportamento anormal depois do medicamento, o veterinário deve ser avisado imediatamente. Assim como os humanos precisam de repouso depois de uma cirurgia, os animais também. Depois da castração de cachorro cuidados essenciais são prestar atenção no animal e não incitá-lo a correr, pular e brincar, pois por mais que ele já pareça estar totalmente restabelecido, a recuperação ainda poderá estar em andamento. Caso essa orientação seja desrespeitada, o animal pode ficar ferido e apresentar complicações. Alguns veterinários preferem fazer a sutura com pontos externos, enquanto outros optam pelos internos e outros, ainda, utilizam a cola cirúrgica. Todos os métodos trazem bons resultados, mas principalmente nos pontos externos é necessário se atentar para que o cachorro não remova os pontos antes do tempo, o que pode ser prejudicial para sua saúde.